Congresso debate desafios da qualificação no setor logístico

ESTRELA

Congresso debate desafios da qualificação no setor logístico

Avanço tecnológico e falta de mão de obra são temas de evento regional. Programação voltada às empresas e profissionais do setor ocorre em 11 de outubro

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Outubro de 2022 às 09:35

Congresso debate desafios da qualificação no setor logístico
Primeira edição do congresso de logística ocorre na próxima semana, no Porto de Estrela. Crédito: Divulgação
Estrela
Preparar profissionais para o transporte rodoviário de cargas é um dos desafios e motivo de debate durante o 1º Congresso de Logística dos Vales. O evento ocorre na próxima terça-feira, 11, no Porto de Estrela. A programação inédita reúne empresários, líderes regionais, profissionais e estudantes.
As atividades buscam contribuir em soluções voltadas à qualificação, um dos gargalos de quem está à frente da gestão das empresas de transporte. Na avaliação de representantes do setor, a necessidade de melhor preparar os motoristas vai desde o avanço tecnológico embarcado nos caminhões ao uso mais eficiente dos combustíveis.
O evento ainda debate outras duas temáticas, entre elas a falta de modais de transporte e a gestão de empresas familiares. O congresso é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) e da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log).

“Apagão da mão de obra”

O debate sobre o futuro da logística abre a programação técnica. Esse evento conta com a mediação do presidente da CIC-Vale do Taquari, Ivandro Rosa. Ele reforça que a região conta com mais de 5 mil trabalhadores do transporte e a profissionalização é um desafio.
“A logística está muito relacionada com a tecnologia. Os caminhões cada vez mais modernos exigem conhecimento técnico para operar rastreadores, sistemas de controle e vários outros sistemas.” Para dar conta dessa demanda, destaca a necessidade de profissionais qualificados.
Diante da dificuldade em preparar os profissionais e atrair novos motoristas, Rosa alerta para o risco do apagão de mão de obra. “Vamos debater essa temática e compartilhar exemplos de sucesso. Há iniciativas como a da cooperativa ValeLog que criou a escola de formação de motoristas profissionais.”

Inscrições

O evento é gratuito, porém é necessária a inscrição prévia até 8 de outubro pela plataforma Sympla. Além de empresários e profissionais da logística, o congresso também é aberto aos estudantes de cursos da área.

Atividades técnicas

“O futuro da logística”

Mediador: Ivandro Rosa, presidente da CIC Vale do Taquari.

Modal rodoviário: Afrânio Rogério Kieling, presidente do Fetransul.

Modal hidroviário: Cristiano Pinto Klinger, diretor da Portos RS.

Modal ferroviário: Afonso Brambila, diretor do Setor Ferroviário do Grupo Randon.

“Inovações do setor de logística”

Mediadores: Diego Tomasi, diretor comercial da Tomasi Logística e vice-presidente de transportes do Setcergs; e Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini e vice-presidente internacional do Setcergs.

Painelistas: Juarez Piccinini, diretor do Banco Randon; Nicolas Galvão, CEO da Delta Global; André Oliveira, empreendedor serial com formação em tecnologia; e Thais Bandeira, diretora do Setcergs.

“Gestão de empresas familiares”

Mediador: Carlos Cândido da Silva Cyrne, pró-reitor da Univates.

Painelistas: Sérgio Gabardo, Presidente do Setcergs; Andressa Scapini, diretora e coordenadora da Comissão das Relações de Trabalho do Setcergs; Eduardo Richter, sócio-diretor da Transportadora TransVR; e Aline Eggers, CEO da Fruki.

Acompanhe
nossas
redes sociais