Feira valoriza talentos locais e a criatividade

SANTA CLARA DO SUL

Feira valoriza talentos locais e a criatividade

Evento literário chega à 19ª edição e ocorre de amanhã até sábado. Patrono é o escritor e músico Ricardo Silvestrin

Por

Feira valoriza talentos locais e a criatividade
Programação da feira inicia amanhã. Atividades ocorrem na biblioteca municipal. Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Feira do Livro de Santa Clara do Sul chega à 19ª edição. Sob o tema Era Uma Vez, o evento ocorre de 5 a 7 de outubro no Salão Paroquial e no dia 8 na Biblioteca Pública, com várias atividades culturais, contação de histórias, declamação de poesias, show de mágica, peças teatrais e apresentações musicais de talentos locais. Durante a programação, haverá a exposição e venda de livros por parte da Livraria Kadernu´s.

O patrono deste ano é o escritor e músico Ricardo Silvestrin. Mestre em Letras pela Ufrgs, Silvestrin publicou seu primeiro livro de poemas (“Viagem dos olhos”) em 1985. Ganhou em cinco oportunidades o Prêmio Açorianos de Literatura: como poeta, como autor de livro infantil, como editor e como destaque de mídia. Também haverá a participação da escritora Eleonora Medeiros.

A Feira do Livro é uma promoção do governo municipal com apoio do Sesc Venâncio Aires. Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Dessoy, o evento enaltece a leitura na comunidade. “O objetivo é incentivar o hábito, a escrita feira e novos leitores. É um momento de construir novas ideias para nosso município”, destaca.

Assim como na última edição, além da comercialização de livros a programação varia com momentos de contação de histórias, apresentação e peças teatrais. Conforme o coordenador do Departamento de Cultura, Rauel Borstmann, a expectativa é de uma participação expressiva da comunidade. “Pensando nisso, escolhemos um tema voltado para todos os públicos, para que cada participante e visitante leve consigo uma história”, explica.

Declamação de poesias

Abertura da Feira do Livro ocorre amanhã, no salão paroquial. O auge da programação é a revelação dos ganhadores do Concurso Municipal de Declamação de Poesias que envolveu todos os alunos das escolas municipais desde crianças das séries iniciais até o ensino médio.

O concurso iniciou em agosto com a inscrição dos alunos. Todos passaram por um período de seleção nas escolas e participaram na quarta-feira, da última etapa. Até o encerramento da feira, ocorrem também, apresentações culturais envolvendo entidades do município como a Orquestra Municipal, Grupo Musical e Teatral.

Programação

Dia 5 – quarta-feira

19h – Solenidade de abertura da Feira do Livro

19h15min – Final do Concurso Municipal de Declamação de Poesias

Dia 6 – quinta-feira

8h – Abertura dos espaços da Feira do Livro

9h – Contação de histórias com a escritora Eleonora Medeiros – Livro Bandele

10h – Cuidados e práticas com animais silvestres – Patram

11h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria

13h – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria

14h – Contação de histórias com a escritora Eleonora Medeiros – Livro Bandele

15h30min – Animação cultural com Vivandeiros da Alegria

18h30min – Apresentação da Banda SCS

19h30min – Apresentação do grupo de Teatro de Santa Clara do Sul

Acompanhe
nossas
redes sociais