Eduardo Leite cita impacto da “polarização” e prega “diálogo”

COLETIVA

Eduardo Leite cita impacto da “polarização” e prega “diálogo”

Candidato do PSDB garantiu segunda colocação em apuração dramática contra Edegar Pretto (PT) por apenas 2.491 votos; adversário é Onyx Lorenzoni (PL)

Por

Atualizado segunda-feira,
03 de Outubro de 2022 às 10:50

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O candidato ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB) citou impacto da “polarização” na eleição para governador. E defendeu o diálogo para conquistar uma virada diante de Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno, no dia 30 de outubro. Em um primeiro turno dramático, decidido na última parcial de apuração, Leite ficou na segunda posição, à frente de Edegar Pretto (PT) por apenas 2.491 votos, em percentual de 26,81% contra 26,77% do petista.

Minutos após a definição, já depois das 22h, Eduardo Leite se manifestou em Pelotas, reduto eleitoral do tucano. Na primeira fala, citou o impacto da “polarização” em nível nacional nas eleições. “Aconteceu essa personalização em algumas figuras. Em diversos estados, como aqui, isso teve impacto político, uma resistência de outros grupos”, avaliou.

Diante desse cenário, Leite garantiu que estar no segundo turno sem participar desse movimento tratou-se de “uma grande vitória”. E que seguir resistindo a essa polarização não significa necessariamente estar em cima do muro. “Buscamos o apoio de pessoas que resistem a essa política de forma agressiva. Temos diferenças, mas nunca deixamos de fazer aquilo que acreditamos”, frisou.

Leite pontuou as diferenças políticas para outras campanhas, mas garantiu que vai buscar no “diálogo” o apoio daqueles que não foram ao segundo turno. “Vamos dialogar. Temos muita confiança na vitória no segundo turno. Somos do campo de quem busca a construção, e não a destruição. Queremos seguir atacando os problemas, e não as pessoas”, definiu.

Com drama e emoção, ficou definido que Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) vão disputar o segundo turno das eleições ao governo do Rio Grande do Sul. A decisão saiu apenas com 100% das urnas apuradas, perto das 23h. O candidato do PL conquistou 37,50% dos votos válidos (2.382.026). Mas a disputa pelo segundo lugar ocorreu voto a voto, e ficou com o ex-governador do RS, que somou 26,81% (1.702.815 votos válidos), na frente de Edegar Pretto (PT), que obteve 26,77% dos votos (1.700.374, uma diferença de 2.491 em relação a Leite). O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

Acompanhe
nossas
redes sociais