Mais de 20 mesários não comparecem às seções

ELEIÇÕES 2022

Mais de 20 mesários não comparecem às seções

Convocados pela Justiça Eleitoral que faltaram têm 30 dias para justificar ausência. Multa pode chegar a um salário mínimo

Por

Mais de 20 mesários não comparecem às seções
Cartório eleitoral de Lajeado registrou dez mesários faltosos e sete urnas eletrônicas com defeito. Crédito: Henrique Pedersini
Vale do Taquari

Pouco mais de 3,9 mil mesários foram convocados para atuar nas 998 seções de 38 cidades da região. Desse total, 23 não compareceram para desenvolver seu trabalho. Para garantir a regularidade do pleito, os cartórios eleitorais acionaram suplentes.

As duas zonas eleitorais que tiveram o maior registro de voluntários faltosos foram Lajeado e Taquari. Na avaliação da juíza eleitoral Carmen Luiza Rosa Constante, apesar disso, todo o processo foi ordeiro e tranquilo. “Esse mesário faltoso tem até 30 dias após a eleição para apresentar uma justificativa.”

O integrante da seção eleitoral que não compareceu ao local para o trabalho e não apresentar justificativa estará sujeito a multa de 50% a um salário mínimo. A punição será deferida pelo juiz da comarca. A legislação prevê também que caso o faltoso for servidor público, a pena será a suspensão de até 15 dias.

Além da situação que envolveu a ausência de mesários, em Lajeado, eleitores do bairro Morro 25 foram surpreendidos pela troca do local de votação. Por conta de obras na sede da associação de moradores, o cartório transferiu as seções 15, 112, 183 e 370 para a capela Imaculado Coração de Maria. Na semana anterior ao pleito, o TRE já havia informado a alteração em outros 17 pontos no Vale.

Urnas substituídas

Das 1.078 urnas eletrônicas distribuídas na região, pelo menos 15 precisaram ser substituídas por defeito. Os problemas estavam relacionados ao dispositivo de biometria e sistema de inicialização do equipamento.

Outras situações pontuais foram atreladas à impressora da urna. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Arroio do Meio, Ivan Quoos, na área de atuação que compreende seis municípios e mais de 27 mil eleitores não houve necessidade de troca do equipamento eletrônico. “A dificuldade com a impressão no início do pleito foi resolvida por nossos técnicos.”

Já em Lajeado, a chefe do cartório eleitoral Maria Betânia, relatou cinco substituições nos equipamentos. A maioria dessas falhas foram identificadas antes do início da votação e não comprometeu o processo eleitoral.

Ocorrências nos cartórios eleitorais da região

Defeitos em urnas

Lajeado: 7

Estrela: 3

Teutônia: 5

Ausência de mesários

Lajeado: 10

Taquari: 10

Teutônia: 2

Arroio do Meio: 1

Acompanhe
nossas
redes sociais