Palestra aborda disciplina e melhoria contínua

Produzido por Estúdio Alfa

Palestra aborda disciplina e melhoria contínua

Evento “Aperfeiçoamento para auditores do sistema 5S” destaca conceitos do programa implementado pela Dália Alimentos desde 1996

Apresentado por

Senso de organização, limpeza, ordenação, padronização e disciplina, conceitos que correspondem ao Programa 5S, implementado pela Dália Alimentos desde 1996, foram destacados na palestra “Aperfeiçoamento para auditores do sistema 5S”, realizada por meio dos recursos do Sescoop. O evento, no auditório do Centro Cultural, no Parque Dália, em Encantado, contou com a participação de 32 funcionários da cooperativa. 

 

Na abertura, a nutricionista e técnica em Química, Claudia da Silveira Rohr, destacou a importância do método 5S, que pode ser aplicado em diversas atividades e, principalmente, aos processos de trabalho. “A disciplina é o primeiro elemento que se interliga com o programa 5S. Sua aplicação nos processos de trabalho requer treinamentos, atualização e motivação”, aponta a palestrante.  

 

Motivação

Em relação à motivação, Claudia ressalta que está interligada com a importância atribuída aos relacionamentos e às atividades diárias. “Todos devemos estar sempre nos motivando, principalmente nos relacionamentos. A motivação gera importância ao que fazemos, evita o esmorecimento e faz toda a diferença, tornando relevante cada detalhe do dia a dia, seja nas atividades ou nas relações pessoais e profissionais”, enfatiza. 

 

“Em busca de excelência”

Para ela, tanto o auditor quanto o auditado devem fazer o seu melhor. “Na prática, o auditor não é somente aquele que preenche registros, mas deve ter bom senso, ser um agente agregador e motivador para solidificar cada vez mais a qualidade em busca da excelência.”

 

Ainda sobre o auditor, Claudia ratifica que ele deve ser comunicativo, pois é o diálogo que promove a qualidade. “A função exige que ele seja exemplar, íntegro, possua conhecimento técnico, habilidades de TI, proatividade, liderança e adaptabilidade.”

 

Já a postura do auditado, reitera que deve estar aberto a melhorias, à busca contínua para a cooperação, cumprir com as obrigações, ser claro e seguro em suas atribuições, e ter adaptabilidade para mudar hábitos. “Uma dinâmica interessante é pensar que todos os dias há auditoria, para assim, manter o ambiente organizado e a cada dia deixá-lo melhor.”

 

Vontade para fazer o melhor

A palestrante incita que é necessário atribuir importância nesse processo de melhoria. “Importar a vontade de fazer o melhor é algo que vem de dentro de cada pessoa. Por isso, cada um deve estar constantemente motivado.” Por fim, Claudia explica que ninguém atinge a excelência no estado pleno, mas é uma busca constante, sendo que gera desconforto e é imprescindível uma melhoria contínua, autocrítica, foco, atitude e determinação, entre outros aspectos. 

 

crédito: Kástenes Roberto Casali/divulgação