A vida segue na segunda-feira

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A vida segue na segunda-feira

Por

O Brasil vive neste domingo um dos momentos mais emblemáticos desde a redemocratização. Alguns analistas consideram o pleito deste fim de semana como o mais polarizado desde o fim do Regime Militar. Outros, porém, citam a decisão de 2018 como o momento mais tenso de nossa pueril democracia. Fato é que o clima está muita distante da normalidade para um período eleitoral. E tudo isso precisa ser debatido ao extremo para evitar os extremismos e extremistas, e garantir um mínimo de tranquilidade ao eleitor.

Nunca é demais reforçar que o sistema democrático brasileiro produz vencedores e vencidos. Por consequência, o Brasil deve presenciar momentos de celebrações e decepções a partir das 17h deste domingo, logo após o fechamento das urnas e o fim do horário previsto para a votação. E é obrigação de todo o cidadão respeitar a festa alheia, e evitar provocações desnecessárias. O momento é de extrema tensão entre as duas alas ideológicas que dominam o debate. E qualquer faísca pode causar um perigoso incêndio.

Mas vamos pensar positivo. Vamos torcer e fazer a nossa parte por um domingo de muito respeito ao próximo, e de extremas gentilezas entre vencedores e vencidos. O mundo continua a girar na próxima segunda-feira. Para todos. E vida que segue!

Crédito: Arquivo/A Hora


Prestigiem os candidatos do Vale

É hora de quebrar determinados paradigmas. O Vale do Taquari não pode mais aceitar com naturalidade o alto número de votos destinados para candidatos de outras regiões. Não podemos mais aceitar que nossos agentes públicos persistam com a política ignóbil e maquiavélica de trocar emendas parlamentares por apoio político em ano eleitoral. Isso é promíscuo. É como vender a alma ao Diabo. É um atentado à democracia, sempre custeado com os recursos do próprio contribuinte. Não podemos mais aceitar que nossas câmaras municipais sirvam de palanque para quem não tem ligação genuína com nossa região.

O eleitor do nosso Vale do Taquari precisa se unir e cobrar de quem ainda não compreende a importância de apostar em candidatos locais. Não podemos mais aceitar tamanho fracasso eleitoral. A nossa região é uma das poucas áreas territoriais em toda a região sul do Brasil que não possui qualquer representante nos parlamentos estadual e federal. Isso é inadmissível. É vergonhoso. Somos mais de 280 mil eleitores e temos apenas 21 postulantes locais. Ou seja, a matemática mostra que é possível. E domingo é o dia “D” para virarmos essa chave. Caso contrário, vamos ficar à mercê por mais quatro derradeiros e longos anos.

sequência de wind banners de candidatos do vale

Crédito: Divulgação


Cobertura multiplataforma

Grupo A Hora preparou uma cobertura especial para os leitores, ouvintes e internautas que acompanham as nossas plataformas. Serão mais de 50 profissionais atuando neste domingo. O trabalho dos repórteres já inicia na madrugada de sábado para domingo, e se estende até a madrugada de domingo para segunda-feira.

O objetivo é entregar um conteúdo relevante e responsável ao público do Vale do Taquari, garantir o amplo acesso à informação de qualidade, e consolidar a curadoria desta equipe comprometida com o nosso Estado Democrático de Direito. As informações completas estão na página 12 da edição impressa deste fim de semana. E o leitor pode sentir um pouco do clima por meio do QRCode que ilustra o tópico.


TIRO CURTO

•  TEU VOTO IMPORTA. A mensagem do Estúdio Alfa é simples, objetiva e direta. Não podemos repetir o mau exemplo de 2020, quando mais de 40 mil eleitores do Vale do Taquari abriram mão deste direito. O domingo exige um compromisso cidadão de cada eleitor. É um direito conquistado a duras penas, e que não merece ser desprezado.

• A relação continua melhorando entre o prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o antigo adversário político, Eduardo Wagner, que concorreu ao mesmo cargo nas eleições de 2020. Afinal, “Schneidinha” sabe os caminhos.

• Em Teutônia, o vereador Cleudori Paniz (PSD) solicitou licença de 30 dias para tratar de “interesses particulares”.

• Juiz-Corregedor e Secretário-Executivo do Conselho Estadual Judiciário para Adoção Internacional (CEJAI ) do TJRS, Luís Antônio de Abreu Johnson participou da 23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB ), realizado entre os dias 29 e 30 de setembro, no Tribunal de Justiça do Paraná.

• Vivemos uma época em que tudo é questionado. Pesquisas, verdades, condenações. O povo em geral parece predisposto a desacreditar os fatos e questionar absolutamente tudo. E não há dúvida de que haverá muitos questionamentos a partir de segunda-feira. E isso tudo já está torrando a paciência da sociedade.

• Sim, o debate dessa quinta-feira entre os presidenciáveis, realizado pela Rede Globo, foi um show de horrores e gerou um forte constrangimento na sociedade brasileira (ao menos em quem ainda acredita no país). A ausência de propostas e o excesso de agressões têm se tornado a síntese da nossa política contemporânea. E a culpa é nossa. Boa eleição a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais