Há 20 anos, plano de mudanças na Júlio de Castilhos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, plano de mudanças na Júlio de Castilhos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, a administração municipal de Lajeado estudava mais mudanças na Júlio de Castilhos. Uma das propostas era colocar os fios de luz no subterrâneo. Além disso, especialistas sugeriam alterar o fluxo do trânsito.

Naquela época, os carros “desciam” a Júlio em direção à Praça da Matriz e a ideia era inverter, como o sentido de trânsito é hoje. A proposta também previa alterar o fluxo da Benjamin Constant. Essas mudanças foram feitas e desfeitas diversas vezes, mas foi em 2009 que a atual configuração da Júlio de Castilhos e da Benjamin Constant se tornou permanente.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Vacina do HPV – Há 20 anos, a Folha de São Paulo noticiava que cientistas franceses estudavam uma vacina para o HPV, vírus responsável pelo desenvolvimento do câncer de colo de útero. Os pesquisadores utilizavam como elemento principal uma bactéria usada na fabricação de queijos.


Hoje é Dia da Secretária, Dia do Jornaleiro e  Dia Mundial do Tradutor

Santo do dia: São Jerónimo


HÁ 50 ANOS

Baile dos Estudantes em Estrela

Há 50 anos, no dia 30 de setembro, ocorria o 11º Baile dos Estudantes, promovido pela Umese (União Municipal dos Estudantes Secundários Estrelenses), na Sociedade Rio Branco. Na ocasião, era eleita a Rainha dos Estudantes.

Pelo Colégio Santo Antônio, competiam Iara Eidelwein e Vanúcia Walter; pelo Martin Luther, Carmen Wenning e Lizete Wiethölter. Conforme o NG, não se inscreveram candidatas do Colégio Teutônia (na época, distrito de Estrela), Ginásio Industrial e ET Comércio.
Naquela noite, Iara Eidelwein foi eleita Rainha dos Estudantes. Ela também havia sido escolhida Rainha do Santo Antônio, algumas semanas antes.

História do concurso

O Jornal Nova Geração conta que o 1º Baile dos Estudantes de Estrela ocorreu em 1962. Nos dez anos de concurso, foram escolhidas como Rainha dos Estudantes as seguintes moças: Berenice Anschau, Clarice Torres, Lilian Arenhart, Maria Luiza Horn, Jussara de Azambuja, Erna Seyboth, Vânia Mallman, Zinca Ziebel, Ana Müssnich e Elaine Horn.

Na foto, a antiga Rainha dos Estudantes, Elaine Maria Horn, coroava a nova Rainha eleita, Iara. Acervo Jornal Nova Geração


Biblioteca de Arroio do Meio

Há 50 anos, a Biblioteca de Arroio do Meio recebia novos livros. Naquela época, o investimento nos exemplares superava os 3 mil cruzeiros. Conforme conta o livro de Paulo Steiner, sobre Arnesto Dalpian (2014), em 1973, foram registrados pouco mais de trezentos empréstimos de livros na cidade. Em 1976, três anos depois, o número passava dos 12 mil.

Fundada em 1969, pelo então prefeito Benito Jacob Johann, a Biblioteca de Arroio do Meio foi nomeada Barão do Rio Branco em 1973 ainda. Desde 2008, ela funciona junto à Secretaria de Educação do município.


Enquanto isso…

Tratado de Paz – Há 50 anos, o Japão e a China restabeleciam as relações diplomáticas. Os dois países tinham conflitos desde o século XIX, já que o Japão adotava uma postura imperialista frente à China. Em 1979, alguns anos depois, o Tratado de Paz entre os dois países foi finalmente assinado. Desde então, as potências mantêm relações cordiais.

Acompanhe
nossas
redes sociais