De olho nas abstenções

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

De olho nas abstenções

Por

A média de abstenções dos últimos pleitos é uma preocupação constante nos mais variados comitês eleitorais da região. Em 2020, mais de 40 mil eleitores do Vale do Taquari abriram mão do voto, em um universo de 280 mil votantes. É um número muito alto. Um montante capaz de eleger, por si só, ao menos um representante da região para a Assembleia Legislativa.

Na última pesquisa publicada pelo Grupo A Hora, outro dado instigante. Mais de 60% do eleitorado ainda não definiu em quem vai votar para deputado estadual, e mais de 70% ainda não escolheu o candidato a deputado federal. O desafio é instigar o interesse desses cidadãos e atraí-los às urnas. Caso contrário, vamos chorar as pitangas na segunda-feira.

O insinuador índice de abstenções não é uma exclusividade do Vale do Taquari. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2020, as abstenções atingiram 23%. Era um pleito atípico, claro, por ter ocorrido no auge da pandemia de covid-19. E pesquisas feitas pelo Datafolha na época indicaram que muitos eleitores ficaram em casa porque tinham medo de se contaminar.

Mas em anos normais o índice já era alto. Ainda de acordo com o TSE, 20% dos eleitores aptos a votar não compareceram às urnas nas eleições gerais de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito no segundo turno. Já em 2006, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito, 17% não votaram. E eu estou curioso para saber como será o comportamento do eleitor no domingo.


Crédito: Divulgação

2.855 novas árvores

O governo de Lajeado plantou 15 mudas de Nogueiras no canteiro central da Av. Alberto Muller, no trecho entre a BR-386 e a Av. Parque do Imigrante, quase na divisa entre os bairros Hidráulica e Alto do Parque.

O movimento faz parte do programa Lajeado Mais Verde, lançado em setembro de 2017, e que já registrou o plantio de 2.855 mudas de novas árvores em diversos bairros da cidade, sendo 421 em 2022. É um projeto necessário. Mas que precisa andar em consonância com o fim dos grosseiros cortes verificados na área central do município.


Fakenews no plenário

A participação do vereador Mozart Lopes (PP) no plenário da câmara de Lajeado segue repercutindo nos bastidores da política municipal. Ao usar uma camiseta da seleção, com adesivos de candidatos, o líder de governo provocou a ira dos adversários.

Mas o fato mais lamentável foi a divulgação, por parte do Progressista, de um vídeo/áudio falso do ex-presidente e hoje presidenciável, Luiz Inácio Lula da Silva. Em um momento de ampla fiscalização e cuidados com relação às fakenews, o uso da máquina pública para pulverizar um fato que nunca existiu criou um constrangimento público sem precedentes. Que sirva de lição!


TIRO CURTO

• O Cristo Protetor de Encantado será fechado para a eleição. De acordo com a Associação de Amigos, responsável pelo gerenciamento do complexo turístico, as visitações ocorrem hoje e sábado. No domingo, é foco total no pleito nacional.

• Neste domingo, o candidato a deputado estadual Douglas Sandri (Novo) deve contar com o apoio e o voto de quem lhe atrapalhou em 2018. Por outro lado, resta a dúvida: afinal, o prefeito de Lajeado apoia a candidatura dele ou a de Gláucia Schumacher (PP)? Nas redes sociais, há vídeos de apoio para ambos. O que denota pouca credibilidade.

• Em Estrela, a vereadora Simone Gärtner (PP) solicita ao Executivo a instalação de um toldo de proteção para chuva na entrada da EMEF Odilo Afonso Thomé.

• Já em Lajeado, o vereador Carlos Ranzi (MDB) solicita o envio de ofício à Secretaria de Educação. Ele quer a presença da secretária Adriana Vetorello no plenário, para dialogar sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

• Ainda em Lajeado, correligionários reclamam da estratégia de alguns adversários, que estariam instalando os chamados “windbanner” de forma desrespeitosa, com o intuito de prejudicar a visualização da propaganda eleitoral de terceiros.

• O 15º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari ocorre entre os dias 3 e 7 e 20 de outubro, na Univates. O evento reúne as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação, e conta com palestras, competições, oficinas, painéis, entre outras atividades híbridas. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

• Aos 47 minutos do segundo tempo, Comandante Nádia (PP) desistiu da candidatura ao Senado a manifestou apoio ao também candidato a Senador, Hamilton Mourão (Republicanos). Antes disso, ela estava “fechada” com o candidato a governador pelo PP, Luis Carlos Heinze. E o mais curioso. No período em que atuou como candidata, e de acordo com o portal Divulgacand, do TSE, ela registrou R$ 3,5 milhões recebidos do Diretório Nacional do PP (por meio do Fundo Especial), e R$ 3,2 milhões como “despesas pagas”.


 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais