Neugebauer projeta dobrar produção em um ano

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Neugebauer projeta dobrar produção em um ano

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O presidente da Neugebauer, Ricardo Vontobel, detalhou esta semana os planos para duplicar a capacidade da fábrica em Arroio do Meio e outros projetos de expansão. Ele palestrou durante a reunião-almoço da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) onde também fez um balanço do crescimento da empresa. A marca gaúcha com mais de 130 anos de tradição em chocolates deve fechar o ano com faturamento 40% maior em relação a 2021.

Esse resultado impulsiona o investimento de R$ 80 milhões na fábrica em Arroio do Meio. Além de dobrar a capacidade produtiva com a instalação de novo maquinário até setembro de 2023, o plano de expansão prevê criar mais 100 postos de trabalho entre a linha de produção, distribuição e setor comercial.
Toda a tecnologia da nova linha de produção vem da Alemanha e, de embalagem, da Itália. Com a estrutura implementada a capacidade produtiva deve alcançar 40 mil toneladas por ano. Em paralelo a empresa do segmento de chocolates também fará investimentos em dois novos centros logísticos, um em Santa Catarina e outro em Pernambuco.

Crédito: Divulgação


Empresa de Taquari reforça parceria com grupo chinês

Crédito: Divulgação

Representantes da marca chinesa DAH Solar estiveram esta semana na sede do grupo OIW, em Taquari. A empresa local especializada em cabos de fibra óptica também ingressou no mercado da energia fotovoltaica e estreita relações com fornecedores. Entre os destaques apresentados pela fabricante global de componentes está a tecnologia que reduz o acúmulo de água e sujeira sobre a placa. Isso é possível por não possuir borda na parte da frente, o que também deve aumentar até 11,5% a geração de energia.

Os executivos da empresa DAH também conheceram a estrutura logística implementada pela OIW que conta com seis centros de distribuição em diferentes regiões do país. Hoje, considerada a maior importadora de cabos ópticos para telecomunicação do Brasil, a empresa iniciou com o segmento de energia fotovoltaica nos estados do Sul e em São Paulo. Para o próximo ano a meta é ter alcance nacional.

A OIW Solar tem como foco o atendimento dos integradores, prestadores de serviço responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de projetos voltados à geração de energia fotovoltaica, tanto para residências quanto para empresas. Os principais componentes oferecidos em seu portfólio são módulos e inversores, que tornam essa força gerada em condições para uso.


Arla reúne mais de 40 mulheres em evento inédito

A cooperativa promoveu na tarde de ontem atividade de integração com mulheres associadas e cônjuges de sócios. Essa primeira edição do evento contou com roda de conversas, chá e demonstração de produtos Cadence. A programação motivacional teve interação com Janice Schmitt e conversa com colaboradoras da Arla. A ideia do núcleo da cooperativa é tornar esse um momento anual.

Crédito: Divulgação


RÁPIDAS

• Gás natural – A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) se une à Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) em busca de aprimoramentos regulatórios no mercado livre de gás natural no RS. Para isso, encaminhou ao Estado um ofício onde expressa preocupação sobre a competitividade do gás natural. O documento destaca que o RS tem a quarta tarifa de gás mais cara do país aplicada à classe de consumidores industriais, de R$ 3,68 para cada 100 mil metros cúbicos diários.

• Prévia da inflação – A redução no preço dos combustíveis teve a maior influência sobre a prévia da inflação de setembro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registra a segunda queda seguida e ficou em -0,37%. Já no acumulado do ano, o indicador tem alta de 4,63% enquanto nos últimos 12 meses, a taxa desacelerou para 7,96%, abaixo dos 9,60% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2021, o índice foi de 1,14%.

• Qualificação profissional – A Univates inicia na próxima semana o 15º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari. A programação ocorre entre os dias 3 e 7 e 20 de outubro no campus universitário em Lajeado. O evento integra as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Entre os destaques estão, palestras, competições, oficinas, painéis e atividades híbridas.

Acompanhe
nossas
redes sociais