Olimpíada Matemática da Univates recebe inscrições de escolas

DISPUTA DOS NÚMEROS

Olimpíada Matemática da Univates recebe inscrições de escolas

Escolas podem se cadastrar até o próximo dia 10. Provas serão aplicadas em 19 de outubro

Por

Olimpíada Matemática da Univates recebe inscrições de escolas
Em 2021, na 23ª OMU, participaram 2.705 alunos de 45 escolas. A expectativa é que os números se repitam este ano. Crédito: Ana Paula Dick/Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com provas de criatividade e raciocínio lógico, a 24ª edição da Olimpíada Matemática da Univates (OMU) ocorre em 19 de outubro. A inscrição para escolas públicas e privadas do município podem ser feitas até o dia 10, pelo e-mail omu@univates.br.

Os exames serão aplicados nas próprias escolas, das 14h às 17h, para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A prova conta com 10 questões. Dessas, os alunos do 5º ano do EF ao 1º ano do EM podem escolher oito para responder. Já os participantes do 2º ano devem responder nove, e os do 3º ano, resolvem todas as questões.

A atividade tem duração de 3h e pode ser feita em duplas ou de forma individual. As escolas podem inscrever três duplas por turma em cada ano. O evento integra o projeto de extensão “Olimpíada Matemática da Univates: fomentando o raciocínio lógico”.

Em 2021, na 23ª OMU, participaram 2.705 alunos de 45 escolas. A expectativa é que, neste ano, o número se repita. Depois da correção das provas feitas pela comissão do projeto, haverá uma cerimônia de encerramento na Univates, em dezembro, com premiação para os primeiros três colocados de cada ano.

Além disso, as escolas recebem certificados de menção honrosa para os estudantes que tiveram as melhores notas em cada instituição participante. “O objetivo da olimpíada é trabalhar com o desenvolvimento do raciocínio lógico, porque ele é importante em cada área do conhecimento”, destaca a coordenadora do projeto, Marli Teresinha Quartieri.

A professora é uma das responsáveis por corrigir as provas há 23 anos, e diz que, a cada edição, as respostas dos alunos são mais elaboradas. “A gente percebe que as respostas dos alunos estão ficando mais criativas. Eles respondem as questões com estratégias diferentes. Se nota que as escolas estão trabalhando esse lado”, ressalta.

Marli também acredita que o projeto incentiva os professores a levarem para a sala de aula questões desafiadoras que despertam nos estudantes o interesse em resolver problemas matemáticos com diferentes estratégias, e não apenas fórmulas.

Serviço

Inscrições: podem ser feitas até 10 de outubro

Provas: serão no dia 19 de outubro, das 14h às 19h, nas escolas

Encerramento: os três primeiros colocados de cada ano serão premiados em dezembro, em evento na Univates

Acompanhe
nossas
redes sociais