Novo acesso atende reivindicação de lindeiros à BR-386, em Marques de Souza

Obras de duplicação

Novo acesso atende reivindicação de lindeiros à BR-386, em Marques de Souza

Faixas de desaceleração e adequações nos acessos integram o cronograma de melhorias da concessionária

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Novo acesso atende reivindicação de lindeiros à BR-386, em Marques de Souza
Obras facilitam o acesso até o centro da cidade. Intervenções também ocorreram próximo da Av. Benajmin Dörr. Crédito: Gabriel Santos
Marques de Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quem trafega no km 325 da BR-386 percebe as mudanças no acesso do município. No local a Eurovias, empresa responsável pelas obras de duplicação da rodovia, trabalha em intervenções no trevo da cidade com a implementação de faixas de aceleração e desaceleração, finalização da passarela e canteiros centrais.

As adequações atendem uma reivindicação de usuários, empresários e da comissão parlamentar formada na câmara de vereadores durante uma audiência pública em 29 de junho. “No local havia muitos buracos, e isso dificultava o trânsito na entrada da cidade”, afirma o frentista Diogo Aurélio Bugs, que utiliza o trecho diariamente.

No sentido norte, capital-interior, foi concluída a base e pavimentação do novo acesso até a rua Brasil. A concessionária fez melhorias no término da Av. Benjamin Dörr, via de principal ligação com Travesseiro, com o alargamento da estrada que possibilita um acesso direto e mais seguro até a rodovia e a estrada até o Camping do Stackão.

No sentido sul, interior-capital, foram realizadas a pavimentação e melhorias no acesso, até a rodovia. Todas as intervenções foram apresentadas pela comissão parlamentar em visitas mensais com a equipe e direção da CCR. “Pedimos essas melhorias em ambos os lados, sul e norte, pois existiam pontos críticos no trevo de acesso”, descreve o vereador Amenófis Stacke, um dos integrantes do grupo.

Segundo ele, existem ainda algumas dúvidas quanto a canalização e drenagem da água no sentido sul, próximo ao bairro Cidade D’ Água. “A comissão parlamentar mantém reuniões mensais e nestes encontros estamos apresentando várias situações e sendo bem atendidos, pois todas reivindicações são analisadas e atendidas”, destaca Stacke.

No trecho de Marques de Souza, o grupo busca ainda melhorias no acesso principal de Linha Perau no km 333 e em vias laterais na Picada Flor. Um ofício ja foi apresentado e está em análise na engenharia da CCR.

Um ano de obras

Desde o início das obras, equipes trabalham em ritmo acelerado nas intervenções. Desde 1º de julho de 2021 mais de 10 quilômetros foram concluídos, total que representa mais de 50% de todo o trecho de 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado.

Além disso, também já estão concluídas as seis novas pontes no trecho, localizadas no km 326 (Várzea Marques de Souza I), no km 329,7 (Sanga Picada Flor), no km 330,2 (Várzea Marques de Souza II), no km 331 (Várzea Marques de Souza III), no km 331,4 (Várzea Marques de Souza IV) e no km 339,1 (Arroio Forquetinha).

Outras frentes atuam na implantação de dois novos viadutos em Lajeado, um no km 339, no cruzamento com a rua Arnoldo Scherer, e outro no km 344,4, no bairro Olarias.

Números

Conforme o planejamento da Concessionária, serão investidos cerca de R$ 300 milhões no trecho entre Marques de Souza e Lajeado. Ao todo, 21 frentes de obras compostas por mais de 600 trabalhadores atuam na rodovia, empregando aproximadamente, 110 tipos de máquinas.

Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

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