Incêndio no velho moinho

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Incêndio no velho moinho

Por

Há 20 anos, o antigo moinho de Estrela, localizado no cruzamento das ruas Coronel Brito e Olinda Mallmann, pegava fogo. Construído em 1956, o moinho já estava desativado desde 1971, quando foi adquirido pela família Pretto, que instalou um comércio de produtos agrícolas.

Em 1997, o comércio foi desativado devido à má conservação do prédio. Em 2002, após o incêndio, as autoridades sugeriam demolir a construção, já que a estrutura havia sido danificada. Vinte anos se passaram, e o velho moinho continua lá.

À esquerda, dia do incêndio . E ao lado, o o prédio atualmente. Créditos: ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO e Jhon Willian Tedeschi


Enquanto isso…

Ecstasy e Parkinson – Vinte anos atrás, uma pesquisa indicava que o uso de ecstasy poderia acelerar o desenvolvimento do mal de Parkinson. Conforme o estudo, a droga afetava as mesmas células nervosas que são responsáveis pela coordenação motora. De acordo com a pesquisa, mais de 70% da dopamina desaparecia do cérebro após seis semanas de uso da droga.


Hoje é Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, Dia Mundial do Turismo e Dia do Encanador

Santo do dia: São Cosme e São Damião e São Vicente de Paulo


HÁ 50 ANOS

Comitiva retornava da Europa

Após 30 dias no continente europeu, a comitiva do Vale retornava ao Brasil. Mais de trinta estrelenses haviam embarcado em agosto para Munique, na Alemanha, para acompanhar os Jogos Olímpicos. Conforme conta o Jornal Nova Geração, muitos estenderam a viagem para outros países da Europa, como França, Inglaterra, Itália, Suíça, entre outros.


Novo projeto para o estado

O Jornal O Informativo trazia uma foto de 1972, que retratava autoridades da época analisando um novo projeto do estado. Na foto, está o então governador Euclides Triches e os secretários Jorge Englert e Nelson Marchezan.

Eles analisavam o projeto de construção do Centro de Recreação e Oportunidade para o Trabalhador, que seria construído ao lado do Jardim Zoológico do estado. No projeto estava previsto um ginásio coberto, campos de futebol, piscinas, quadras de vôlei, basquete e tênis, além de um teatro ao ar livre e um parque infantil.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Inauguração da Transamazônica – Há 50 anos, o então presidente Médici inaugurava o primeiro trecho trafegável da Rodovia Transamazônica. Eram 1254 quilômetros entre as localidades de Estreito, no Maranhão, e Itaituba, no Pará. Conforme a Folha de São Paulo, estava previsto que a rodovia ficasse pronta dentro de um ano, “assegurando a ligação entre o Atlântico e o Pacífico”.

Acompanhe
nossas
redes sociais