Sobrecarregada, escola pedia soluções

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Sobrecarregada, escola pedia soluções

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, a Escola de Ensino Fundamental São Bento passava por dificuldades devido à falta de recursos. Na época, a instituição atendia cerca de 300 alunos e era mantida pela Sociedade Particular São Bento.

Conforme conta o Jornal O Informativo, as necessidades da escola ultrapassavam as condições da entidade. Por isso, a Sociedade pretendia doar a escola à administração municipal de Lajeado.

Na época, os alunos dividiam a área do prédio com pacientes do posto de saúde, usuários dos Correios e da unidade de abastecimento de água. Em 2004, o município assumiu a gestão da escola. Hoje, a Emef São Bento atende mais de 440 alunos e tem prédio exclusivo para o educandário.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Sinaleira na Bento

Há 20 anos, a administração municipal de Lajeado instalava uma sinaleira na Rua Bento Gonçalves, no cruzamento com a Rua João Batista de Melo.
Conforme o responsável pelo Departamento de Trânsito da época, Sérgio Schneider, em entrevista ao Jornal O Informativo, o local foi escolhido para receber o semáforo devido ao alto movimento, onde havia muito confronto entre motoristas e pedestres.


Enquanto isso…

Queda da Bolsa NY – Vinte anos atrás, a Bolsa de Nova Iorque registrava a maior baixa desde 1998. Como reflexo disso, as Bolsas de Londres e Paris acompanhavam a queda. Entre os motivos estava a possibilidade de guerra entre os Estados Unidos e o Iraque.


HÁ 50 ANOS

Arla em construção

Há 50 anos, o prédio da Associação Rural de Lajeado (Arla) estava em construção, na rua Bento Gonçalves. Conforme o Jornal O Informativo, a inauguração estava prevista para outubro de 1972, com a presença inclusive do então governador Euclides Triches.

A associação foi fundada em 24 de setembro de 1938, e no início só comercializava produtos agrícolas. Com a modernização do setor, a partir da década de 1970, a Arla ampliou suas ofertas. Nesse contexto, foi construído o prédio onde a associação continua até hoje. Naquela época, o presidente da Associação Rural era Francisco Rubens Ruschel, o secretário era Germano Nied e o tesoureiro era Helmuth Prediger.

O prédio em construção, na década de 1970. Na época, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também funcionava ali.

A Arla em 1984. Crédito: Arquivo Arla


Enquanto isso…

Assembleia-Geral da ONU – Há exatos 50 anos, um representante do Brasil fazia o tradicional discurso de abertura da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele ano, um dos principais tópicos foi o projeto de construção da Usina de Sete Quedas, a futura Itaipu. O assunto também dialogava com as questões ambientais que, em 1972, foram o tema central da Assembleia. Inclusive, em junho daquele ano, foi realizada a Conferência de Estocolmo, considerada um marco nas tratativas para a preservação do meio ambiente.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais