Inovações no trânsito

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Inovações no trânsito

Por

O trânsito em Lajeado carece de ações inovadoras e com a capacidade de garantir mais conforto, segurança e mobilidade aos veículos e pedestres. O setor apresentou algumas melhorias nos últimos anos, inclusive com o advento da tecnologia para a devida fiscalização dos infratores. Mas é possível avançar muito mais. E não é preciso inventar a roda. Basta copiar o que já funciona a pleno em países mais desenvolvidos, por exemplo, ou até mesmo em cidades brasileiras mais atentas às novidades e inovações.

Sobre o tema, vou compartilhar uma experiência própria e uma dica do leitor. A primeira eu presenciei durante a produção do Anuário Tudo, em 2018, em uma visita à cidade italiana de Bassano del Grappa. Trata-se de uma “faixa de segurança iluminada”, cuja luz só é ligada por meio de um sensor quando há um transeunte na rua. Uma solução simples e eficaz. O outro exemplo a ser seguido é o espelho convexo para visão nas chamadas “esquinas cegas” da cidade. E, assim como esses dois movimentos, há tantos outros à espera dos gestores.

Crédito: Divulgação


Pesquisa do Grupo A Hora

O Grupo A Hora divulga na próxima semana os resultados de mais uma pesquisa eleitoral. Será a terceira no período pré-eleitoral e eleitoral deste ano. Além de verificar a preferência dos eleitores para os cargos de presidente, governador e senador, a análise verifica quem são os postulantes a deputado estadual e federal mais lembrados pelo eleitor regional.

A publicação faz parte do projeto Desperta Vale do Taquari – Eleições 2022, que também proporcionou uma série de debates com os 21 candidatos da região, e também com sete postulantes ao cargo de chefe do Executivo estadual. Aguardem!


Univates sobe a Serra

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) e o Hospital Tacchini (foto) oficializaram parceria para viabilizar um polo da entidade de ensino em Bento Gonçalves. Em um primeiro momento, a parceria visa a abertura de cursos na área da saúde e, em especial, o curso de graduação em Medicina.

Para tal, um pedido será encaminhado para os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde, pois há exigências e critérios de qualidade e de disponibilização de estruturas e de recursos humanos qualificados que têm que ser contemplados no projeto. As duas instituições, em parceria, acreditam que têm condições de atender a essas exigências.

Paralelo a isso, a Univates avança com a instalação de um campus na cidade da Serra gaúcha. O prédio está localizado na Rua Portugal, 10, no acesso ao bairro São Vendelino, próximo à RS- 470. Além desse espaço a Univates e o Hospital Tacchini projetam áreas no próprio hospital e nas imediações para atender as demandas da área da saúde.

As obras já estão em andamento. “Os convênios estão sendo elaborados para a definição de ações de cada parte. A ideia é replicar a nossa parceria com o Hospital Bruno Born (HBB), onde há ganhos para as duas instituições”, explica o presidente da Fuvates, Ney Lazzari.


“Maneco é Lula”

Os candidatos do PT no estado apostam forte na conexão com a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Edegar Pretto (PT), postulante ao Palácio Piratini, iniciou o modelo com o slogan “Edegar é Lula”, ou até mesmo “Lula é Edegar”. Agora, é a vez de Emanuel Hassen de Jesus, o popular Maneco (PT), ex-prefeito de Taquari e único candidato a deputado estadual do partido aqui no Vale do Taquari. Nesta semana, ele também passou a veicular algumas propagandas com o mesmo tom do colega Edegar Pretto. É uma estratégia interessante.


TIRO CURTO

• Vereador em Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) solicita a manutenção do acesso à Escola Estadual Érico Veríssimo, na Av. Alberto Pasqualini, no São Cristóvão. E com razão. Naquele ponto, alguém iniciou a obra. E não terminou.

• Já o vereador Heitor Hoppe (PP) solicita a instalação de “bicicletários” em pontos estratégicos de Lajeado. Como exemplos, cita as proximidades de bancos, supermercados, colégios e parques, sempre mediante estudo técnico.

• A câmara de Lajeado promove neste sábado a 2ª Caminhada pela Doação de Órgãos. A concentração será às 9h, na Casa de Cultura.

• O governo de Lajeado busca desapropriar áreas lindeiras à Rua Décio Martins Costa, a popular “Rua do Valão”. A ideia é ampliar o “parque linear”, que contará com pista de skate e quadras poliesportivas.

• A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado vai receber R$ 70 mil do governo municipal para o projeto Lajeado Brilha 2022, para as atrações “chegada do Papai Noel”, “cortejo de Natal” e “desfile de Natal”.

• A administração municipal de Estrela realiza licitação para a compra de semáforos com “controladoras semafóricas”. A sessão pública ocorre no dia 6 de outubro.

• Em Teutônia, o governo firmou parceria com o FGTAS para implantar o projeto Sine na Escola. O objetivo é levar informações sobre o mercado do trabalho aos estudantes.

• O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti mandou retirar do ar as matérias do UOL sobre compras de imóveis efetivadas por membros (próximos ou não) da família Bolsonaro. Segundo a decisão, as reportagens têm informações sigilosas ,contidas em inquérito policial já anulado pelo Superior Tribunal de Justiça.

Acompanhe
nossas
redes sociais