Campanha reduz em cerca de 50% desperdício de alimentos

Produzido por Estúdio Alfa

Campanha reduz em cerca de 50% desperdício de alimentos

Complexo Avícola da Dália implantou, em julho, sistema de premiação para funcionários que devolvem bandejas do almoço ou jantar vazias

Apresentado por

Diminuição do desperdício de alimentos em aproximadamente 50%. Esse foi o resultado de dois meses (julho e agosto) de uma iniciativa da Dália Alimentos, no Complexo Avícola, que premiou os funcionários que devolveram as bandejas de almoço ou jantar vazias. Neste mês, a cooperativa contemplou 24 pessoas com kits Dália e outras quatro com bolsas térmicas.

Diariamente, são cerca de 420 funcionários que almoçam e jantam no refeitório da unidade da Divisão Frango de Corte, em Arroio do Meio. Para a nutricionista responsável, Stéfanie Simonis Lucca, o percentual ultrapassou a meta prevista. “O volume de comida deixado no prato surpreendia. Em relação aos meses anteriores à iniciativa, tínhamos uma média de sobras de 33,5 gramas por refeição/dia. No mesmo período do ano passado, chegou a 60 gramas por bandeja/dia”, compara.

Meta superada

A nutricionista reforça que, desde que foi implementado, o projeto reduziu para 18 gramas por comensal. “Batemos a meta e houve uma redução de 46,27% no desperdício.” Stéfanie lembra que outras campanhas já tinham sido feitas, mas foram pouco efetivas.

Como funciona?

Ela explica que o controle acontece com cada funcionário que faz as refeições no local. Quem devolve a bandeja vazia recebe uma tag branca, que serve de moeda de troca. “Juntando dez tags, que denominamos dez pius, o comensal tem direito a uma sobremesa, servido na sexta-feira, e ainda ganha outra tag, de cor dourada”, explica.

Quem junta três tags douradas, chamadas de Pollo D’oro, ganha uma surpresa especial, que será conhecida por sorteio. No primeiro, realizado neste mês, os contemplados receberam um corte de suíno ou de frango Dália, à sua escolha; ou bolsas térmicas. “Nossa intenção é beneficiar os funcionários conscientes que, aos poucos, adotam a cultura da Dália”, salienta Stéfanie.

Mudanças

Durante o sorteio, o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, reuniu os cem funcionários que reduziram as sobras e conquistaram três tags Pollo D’oros. “Tenho certeza de que posso contar com cada um de vocês, pois esse ato significa muito para nós e, por isso, queremos recompensá-los”, afirma, reiterando a importância da iniciativa, cujo formato deve ter alterações até o início de 2023. “Ficamos felizes com esse resultado. Agradeço cada um que contribuiu para isso.”

crédito: Kástenes Roberto Casalli/divulgação