Banda de música

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Banda de música

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Já ouviram falar na expressão ¨Banda de Música¨ na política? É meio antiga mas na prática continua bem atual. Define uma turma pequena mas bem barulhenta, distante da chamada Maioria Silenciosa, que sempre chama muita atenção pelo estardalhaço desproporcional que faz sobre fatos, situações ou temas sem grande relevância no ordem do dia, mas que dão repercussão e são irradiados aos quatro ventos e acabam pautando algumas conversas.

Examinando um pouco mais a fundo se descobre que são sempre os mesmos sanfoneiros, bateiristas, pandeiristas e trovadores que integram a tal banda.
Hoje existem determinados ¨influencers¨ que, pelo jeito, são herdeiros dessa cultura político-ideológica e aprenderam direitinho a tocar esses instrumentos. Quem quiser dançar ao som dessas melodias, que dance. Pra mim é tudo funk, e eu sou mais bolero.

Crédito: Divulgação


LAJEADO EMPREENDEDORA

Muito boa a iniciativa da Lyall Construtora e Incorporadora e do jornal A Hora de resgatarem a história de empreendedores e empresas da cidade.
Há outras semelhantes e muito legais também, tipo O Meu Negócio, muito bem conduzido pelo prezado amigo e colega Rogério Wink, entre outras.

Nos mais diversos municípios da região também existem muitas histórias semelhantes e também muito interessantes a serem resgatadas.
A propósito: um grande atrativo turístico é sem dúvida acompanhar e conhecer de perto como é processado um produto industrial, seja um refrigerante, uma guloseima, um móvel, um alimento, um sapato, uma telha, e por aí afora, no chamado ¨chão de fábrica¨.

Muitas empresas e muitas escolas já promovem regularmente essas visitações. Algumas têm suas limitações, por questões de segurança sanitária. Mas todos esses processos merecem ser conhecidos mais a fundo e não apenas porque são fascinantes mesmo, mas até pra demonstrar que nada é tão fácil quanto parece.

Sua Excelência, o Consumidor, costuma conhecer o produto apenas nas gôndolas dos supermercados, que por sinal também prestam um serviço essencial de abastecimento e até de segurança social, mas se conhecessem todo o extenso trabalho que tem por trás de cada produto disponibilizado, certamente iriam valorizar ainda mais cada um deles.

 


DE ESPECIALISTAS E GENERALISTAS

Quac! Quac! Produções

Pato voa, corre e nada, em terra, água e ar. É multiuso, tipo coringa em canastra, generalista por excelência e com visão mais ¨holística¨, digamos assim. Muito útil, ¨pau pra toda a obra¨, mas voa mal, corre mal e nada mal se comparado com outros bichanos.

Já uma lebre, um dourado, um gavião, são especialistas nas suas respectivas áreas. Cada um no seu quadrado, são todos muito úteis e necessários, como qualquer especialista em qualquer atividade humana. O conhecimento humano acumulado aumenta a cada dia que passa, muito difícil manter-se permanentemente atualizado e prestar o melhor serviço em diferentes áreas. O risco da ¨superespecialização¨ é conhecer cada vez mais a fundo sobre menos coisas, até chegar ao limite de saber tudo sobre nada. Essa última é brincadeira, favor não levar a sério.


SAIDEIRA

Papo de gauchão da fronteira dos tempos de antigamente com o genro:

– Sogro, o casamento não está dando muito certo.

– Pois é, casamento é igual submarino, pode até flutuar mas foi feito pra afundar.

– Tô pensando em pedir o desquite.

– Filha minha não se desquita, vira viúva.
(fim de papo).

Acompanhe
nossas
redes sociais