Reabertura de posto fica para 2023

ESTRELA

Reabertura de posto fica para 2023

Unidade de Saúde no Bairro Auxiliadora está fechada desde fevereiro de 2021, após pedido de devolução por parte do proprietário do imóvel. Governo mantém novo local alugado desde abril

Por

Reabertura de posto fica para 2023
Novo endereço da UBS foi definido pelo município em abril, mas atendimentos começarão apenas em 2023 (Foto: Arquivo A Hora)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A comunidade do bairro Auxiliadora terá que esperar até 2023 para voltar a ter os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao longo dos 19 meses com o local fechado, os pacientes tem como referência o Posto Central, no bairro Oriental. A previsão inicial era de reabertura em maio, no entanto a reforma da estrutura e a aquisição de novos equipamentos travam a disponibilidade do espaço.

O governo definiu o novo endereço da unidade no mês de abril, quando contratou o aluguel de um imóvel pelo período de um ano. A locação do prédio localizado no número 56 da rua Santa Cecília custa R$ 3,8 mil mensais para o município.

De acordo com Tatiana Pereira de Oliveira, diretora do Desenvolvimento Social, vinculado à Secretaria da Saúde, um inventário foi feito na segunda-feira, 19, para verificar a localização de todos os itens vinculados aos departamentos e reorganizá-los. “Fizemos esse levantamento com a parte administrativa para ver mobiliários e equipamentos que temos, porque isso tudo poderemos aproveitar para o novo posto.”

Ela projeta para março ou abril do ano que vem a reabertura, ainda que uma data exata não possa ser confirmada devido aos trâmites legais e de contratação de pessoal. “Temos a licitação para comprar mais equipamentos, necessários para os atendimentos médicos. Além da questão das divisórias, que precisa ser feito conforme orientações e normas técnicas”, explica.

O impacto financeiro também é levado em conta na análise da gestora, tendo em vista as contratações a serem feitas, além das aquisições previstas. No entanto, o município demonstra a intenção de acelerar o processo licitatório. “Queremos oferecer um novo posto, com uma nova proposta e mais opções de profissionais nos atendimentos à população”, completa.

Comunidade aguarda

Por outro lado, parte da comunidade demonstra desânimo com a espera. Alguns relatos de moradores indicam a insatisfação por ter que procurar outras alternativas para consultas médicas. “Temos que procurar o Posto Central ou o pronto atendimento (PA+). Às vezes temos a impressão de que não será reaberto o posto”, desabafa o presidente da associação do bairro, Renê Horn.

Relembre

Em fevereiro de 2021, o proprietário do imóvel onde estava instalada a unidade, na rua João Paulo I. A UBS funcionava no endereço há 27 anos e atendia a cerca de 500 pacientes por mês, dos bairros Auxiliadora, Cristo Rei e Jardim das Pedras, além das Linhas Delfina e Santa Rita. A partir disso, o governo buscou alternativas para reabrir o posto, até encontrar o endereço onde ficará a nova estrutura.

Acompanhe
nossas
redes sociais