Mais uma (peculiar) feira para retomar  a economia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mais uma (peculiar) feira para retomar a economia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 12ª Expowink começa nesta sexta-feira e traz consigo toda a essência do nosso Vale do Taquari. A feira é uma peculiar união de esforços entre duas comunidades de diferentes cidades. No caso, Teutônia e Estrela. Já se consolidou como uma das principais feiras de negócios comerciais, agropecuários e de equipamentos do Rio Grande do Sul, e atestou a força comunitária que fortalece a nossa região. Ao mesmo tempo, o evento é mais um importante e simbólico movimento de retomada da economia, tão abalada pelo período mais duro de pandemia e “fecha tudo”.

Crédito: Divulgação

Serão três dias de programações, e, assim como a grande maioria das feiras no Vale do Taquari, o principal objetivo é a prospecção de negócios e a apresentação de novos produtos locais ao público em geral.

Mas o fato mais curioso (e valioso) da Expowink está na sua organização. Praticamente tudo é organizado pelos voluntários moradores da comunidade, desde a montagem da estrutura, da criação do material de divulgação, até o contato e as vendas de estandes para expositores. Ao fim de tudo, a exposição garante recursos para a manutenção do centro comunitário da comunidade.  Não poderia ser mais perfeita!


Vagas especiais de estacionamento

O governo de Lajeado segue com o estudo sobre as vagas especiais na chamada área azul do estacionamento público. Um mapeamento realizado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) indica a necessidade de mudanças em alguns pontos, e, também, a implantação de novos dispositivos.

De acordo com as primeiras análises, a área azul (onde funciona o estacionamento rotativo da área central) possui 1.108 vagas “normais” para veículos, sete para “embarque e desembarque”, 23 pontos de “15 minutos”, 59 para “idosos”, 541 para motocicletas, 21 para motoristas PNE, 10 para táxis, 23 de “carga e descarga”, e 15 para veículos especiais.

No total, são 1.807 vagas de estacionamento público na área central de Lajeado. O governo tinha uma preocupação com o número de vagas de idosos. Após o levantamento, restou comprovado que 5,32% estão destinadas a este público, o que está em acordo com a legislação atual. Por outro lado, o mínimo exigido para PNE é de 2%. E hoje o município disponibiliza apenas 1,90%.

O Executivo municipal também esclarece que não pretende “eliminar” as vagas de 15 minutos neste período. Entretanto, alguns ajustes devem ser feitos para beneficiar um número maior de pessoas e usuários. Da mesma forma, novos pontos como esse devem passar por avaliação bem mais criteriosa.


Cartilha e exemplo

O leitor já percebeu que eu insisto no assunto. E vou insistir até que determinados gestores compreendam que preservar árvores na região central das cidades vai muito além do necessário romantismo destes casos. Aliás, isso tudo consta na “Cartilha de Arborização Urbana” lançada pelo próprio governo de Lajeado (que tem falhado e muito na prática), em junho passado. Em suma, o documento cita, entre outras especificidades, que a presença de árvores garante uma série de benefícios às pessoas e ao meio ambiente.

Entre as vantagens citadas, “bem estar psicológico, melhor efeito estético e sombra para pedestres e veículos”. E vamos além. O documento cita a proteção contra o vento e chuva, a redução na velocidade do escoamento superficial (amenizando as cheias), diminuição de temperatura e até filtro para o ar que respiramos como outros benefícios. Nenhuma novidade, claro. Mas em tempos sombrios o óbvio precisa ser dito. E, para ilustrar esse breve tópico, uma imagem da valorizada Rua Marechal Floriano, no centro da Santa Cruz do Sul.

Crédito: Divulgação


                                                                                TIRO CURTO

• Seguindo com o tema da arborização na área urbana, vale citar que já ocorreram alguns debates sobre a implantação de “túneis verdes” em avenidas de Lajeado. Entre essas, o trecho novo da Av. Benjamin Constant.

• Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) decidiu apoiar diversos políticos neste pleito. Ao menos é essa a impressão. Recentemente, os candidatos (e adversários) Douglas Sandri (Novo) e Gláucia Schumacher (PP) divulgaram vídeos com palavras de apoio do gestor lajeadense.

• Candidata ao Senado pelo PSD, Ana Amélia Lemos visita Lajeado neste sábado. O encontro com correligionários deve iniciar às 14h30min. Ela também participa de um encontro com mulheres em Estrela, às 17h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Boa União.

• Aliás, o Vale do Taquari está bastante prestigiado pelos mais diversos candidatos. Tomara que isso se reverta em projetos e investimentos na região a partir de 2023.

• Ainda sobre presença de candidatos pelo Vale do Taquari, quase todos estão cientes do problema enfrentado pela Escola Estadual Carlos Fett Filho, no bairro Moinhos, em Lajeado, onde alunos não contam sequer com um banheiro decente. Aliás, todos (candidatos ou não) sabem do problema, mas ninguém resolve. E já se passou mais de uma década.

Acompanhe
nossas
redes sociais