Ampliação do Hospital de Muçum

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Ampliação do Hospital de Muçum

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, o Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Muçum, inaugurava o novo prédio da instituição. Conforme o Jornal O Informativo, foram quatro meses de obras para ampliar as instalações da enfermaria, recepção, emergência e a fachada do hospital.

A partir de então o hospital funcionaria com atendimento 24 horas pelo SUS, com médicos plantonistas. De acordo com o jornal, na época, mais de mil pessoas frequentavam o hospital todos os meses.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Substituição de trilhos no Terminal Ferroviário

Há 20 anos, especulava-se que o terminal ferroviário do Vale do Taquari, localizado em Estrela, poderia ser desativado. Na época, o assunto gerava críticas das entidades regionais, como a Amvat e o Codevat.

A América Latina Logística (ALL) recém havia assumido a malha ferroviária sul, e a especulação era de que a empresa estivesse desmanchando os trilhos do trem e retirando-os do pátio da companhia, no bairro Boa União. A ALL havia recebido a concessão em 1997, por um período de 30 anos. Mais tarde, descobriu-se que os trilhos estavam sendo retirados para reforma e substituição.


Enquanto isso…

Estudos sobre o Alzheimer – Vinte anos atrás, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (USP) estudavam o mal de Alzheimer. As pesquisas indicavam que uma variação em um gene tinha relação direta com o desenvolvimento da doença. Conforme o estudo, a variante no gene poderia multiplicar por seis o risco de desenvolver a enfermidade.


Hoje é Dia Nacional do Sorvete e Dia do Soldador

Santo do dia: São Pio de Pietrelcina


HÁ 50 ANOS

Na noite do dia 23 de setembro de 1972, 30 jovens eram “apresentadas à sociedade” na Soges. Conforme o Jornal Nova Geração, o Baile de Debutantes da Sociedade Ginástica de Estrela reunia as seguintes moças:

Ana Beatriz Gerhardt
Ana Maria Vier
Anelise Schwambach
Anemarie Thomas
Carmen Teresa Bello
Denise de Azambuja
Elaine Tietz
Eleonora Seyboth
Helenita Diel
Julica Reginatto
Laura Peixoto
Laureci Berger
Lígia Arenhart
Lígia Ziebell
Lilian Berger
Magali Fischer
Magali da Silva
Maica Kasper
Maria Antonieta Arenhart
Maria José Horn
Rejane Ziebell
Rosangela Fischer
Sandra Beatriz de Souza
Sigrid Kretz
Simone Schiffmacher
Solange Thomé
Suzana Trentini
Vanice Gausmann
Virgínia Ruschel

Acervo Jornal Nova Geração


Criação da Lajeado Associação de Esportes

Há 50 anos, a direção do Lajeadense e do clube de futebol São José definiam a fusão das duas agremiações, tornando-se Lajeado Associação de Esportes.
Segundo nota do Jornal O Informativo, os treinos do novo time de futebol eram feitos no estádio do Lajeadense, que na época ficava no bairro Florestal.

Os jogos oficiais, entretanto, seriam no estádio Zequinha, do antigo São José, que ficava próximo à onde hoje é a Slan. A Lajeado Associação de Esportes só durou até 1977, quando os dois clubes se separaram mais uma vez. Conforme reportagem do A Hora, de abril de 2017, surgiram rumores de que muitos torcedores ficaram insatisfeitos com a fusão, pois os dois times eram rivais. Inclusive, o Estádio do Florestal foi inaugurado em uma partida do Lajeadense contra o São José, em 1962.


Enquanto isso…

Guerra no Vietnã – As autoridades do Vietnã do Norte afirmavam que a guerra contra a parte sul continuaria “por longos anos ainda”. O conflito havia iniciado em 1955 entre o território norte (apoiado pela URSS) e o território sul (apoiado pelos EUA). A guerra só teve fim em 1975, com um saldo de quase 2 milhões de mortos.

Acompanhe
nossas
redes sociais