Referência em Lajeado, o Pastelão traduz a jornada do crescimento da cidade

Lajeado Empreendedora

Referência em Lajeado, o Pastelão traduz a jornada do crescimento da cidade

Criado em 1985 por Mário Sopelsa, o restaurante acompanhou toda a mudança do cenário econômico regional e se tornou um símbolo do espírito empreendedor da cidade

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Setembro de 2022 às 09:49

Referência em Lajeado, o Pastelão traduz a jornada do crescimento da cidade
Mário Sopelsa escolheu Lajeado para investir em 1985 no restaurante que se tornaria o Pastelão. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Alguns estabelecimentos comerciais se tornam pontos de referência. Uma marca que traduz a consolidação do negócio e sua importância para a cidade. Um destes casos é o Pastelão, na Av. Benjamin Constant. Conhecido por seu tradicional pastel de carne com ovo, o restaurante é uma das principais opções gastronômicas do Centro, com um cardápio que vai além da iguaria que dá nome ao local. Criado por Mário Sopelsa, em 1985, o Pastelão é uma importante alegoria da jornada de empreendedorismo e crescimento de Lajeado.

Natural de Nova Bréscia, Sopelsa cresceu em Arroio do Meio e sempre viu em Lajeado o local ideal para empreender. Aos 23 anos e com uma poupança criada desde os 16 anos, quando começou a trabalhar com gastronomia, Sopelsa investiu no negócio. Assim surgiu o restaurante Casa Nova.

Sim. Originalmente, o local tinha um perfil de consumo mais amplo. A inspiração foi uma antiga lanchonete da cidade, que atendia a partir de balcões circulares e serviço ágil. Assim, o restaurante começou sua jornada no lugar que está até hoje. Porém, foi a partir de 1994 que as coisas começaram a mudar.

“Antes, era almoço e lanches mais simples. A partir do Plano Real, a economia se fortaleceu e isso refletiu no consumo das pessoas. O desenvolvimento da cidade nos mostrou que precisávamos mudar o cardápio. Esse processo foi concluído em 2000, quando oficialmente mudamos o nome para Pastelão e focamos nesse produto”, explica.

Ainda que o restaurante tenha um cardápio variado e diversas opções para o almoço, é o pastel o item mais procurado. Além disso, a demanda também ajuda a pensar o perfil do consumidor de Lajeado. “Hoje, 80% do público procura o pastel de carne de gado. O restante diversifica. É nosso carro chefe. Sempre é preciso ter um número maior à disposição, porque sai muito”, avalia Sopelsa. 

O atendimento que, durante muito tempo, foi de segunda-feira à sábado, foi adequado para segunda à sexta-feira. Sopelsa e a esposa, Helena – juntos desde 1991 -, optaram por reservar o fim de semana para descansar. Até porque durante os dias úteis a demanda não baixa. Clientes dos mais variados perfis e segmentos econômicos os visitam continuamente. Afinal, o Pastelão é o espelho do crescimento e desenvolvimento de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais