Marcas locais apostam no mercado de franquias

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Marcas locais apostam no mercado de franquias

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Atualizado quinta-feira,
22 de Setembro de 2022 às 08:07

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Adaptar ou criar um negócio que possa ser replicado. Essa estratégia ganha força na região e se torna oportunidade para expandir a presença da marca e ampliar faturamento. Se antes o principal movimento era de empresários que investiam em franquias de grandes marcas, agora, investidores locais buscam por franqueados.

Um dos exemplos de sucesso na região é a Quiero Café. A ideia de franquear o negócio surgiu em Teutônia, em 2016, e hoje são mais de 20 unidades no Sul do país e em breve inaugura em Campinas (SP). Outras iniciativas estão em desenvolvimento na região. Entre elas, a plataforma de marketplace do agronegócio Campear, criada no Tecnovates, em Lajeado. Os idealizadores pretendem abrir unidades em todas as regiões do Brasil.

Crédito: Divulgação

O modelo de franquias também será implementado pela empresa de energia fotovoltaica Sollar Sul. Com sede em Taquari, os empresários farão no dia 30 de setembro evento de inauguração de sua nova sede e centro logístico. Na ocasião vão apresentar o modelo que permite transformar representantes em franqueados.

Ainda para este ano, os apreciadores de cerveja artesanal Marcelo Nolibos e Antônio Carlos Diel vão apresentar a franquia Make My Beer. A primeira unidade será inaugurada em dezembro junto ao Lendário, em Lajeado. O modelo de negócio prevê investimento inicial de R$ 240 mil.

Esse movimento na região acompanha a tendência nacional de expansão das franquias. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o número de negócios cresceu 16,8% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2021.


Seminário Sincovat chega à 14ª edição

A contabilidade e seu papel na gestão das empresas estão em debate hoje durante o 14º Seminário Sincovat. O evento ocorre hoje das 12h30min às 20h45min no Teatro Univates, e vai abordar turismo, economia e rotinas contábeis para aproximar contadores e empresários em uma atuação mais dinâmica e produtiva. As inscrições online estão encerradas, mas poderão ser feitas diretamente no teatro antes do início do evento.

A programação será aberta com o painel “Vale do Acolhimento: oportunidades e desafios”, do qual participam o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart; o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; e o chef de cozinha e idealizador do conceito “Cozinha de Natureza”, Rodrigo Bellora.

Também estão confirmados o empresário contábil Fabiano Azevedo; o economista-chefe do Sicredi, Pedro Ramos; e o influenciador digital especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Lucas Lima. A programação ainda contempla a revelação e homenagem à empresa e ao contador emérito.


Cacis Estrela aborda desafios nas vendas

O auditório da Faculdade La Salle recebeu associadas da Cacis Mulher, de Estrela, para palestra “Vendendo mais na prática”. O tema foi abordado pelo consultor em gestão comercial, Mario Robertho, e pelo consultor em gestão de processos, empreendedores da Lead 08, Francis Kettner.

O desafio apresentado foi incorporar rotinas diárias que farão o vendedor vender. Olhar atento aos processos, indicadores, produtividade e previsibilidade integram os quatro pilares para o sucesso nas vendas.

Robertho e Francis também compartilharam resultados de empresas e profissionais orientados a partir do método, que aumentaram em mais de 80% as vendas. Com planilhas e exercício prático instigaram as empreendedoras a colocar em prática os conteúdos apresentados.

Crédito: Divulgação


RÁPIDAS

• Sorvete sem imposto – Duas indústrias do Vale do Taquari participam da ação do Dia do Sorvete Sem Imposto. A Sorvebom, de Lajeado, e a Maranata, de Teutônia, participam da campanha que busca conscientizar sobre a carga tributária. A iniciativa é da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) e prevê na sexta-feira, 23, a venda dos produtos sem impostos. Pela estimativa da associação, cerca de 35% é o percentual de impostos sobre o setor.

• Micro e pequenas empresas – A concessão de crédito para os pequenos negócios cresceu 57% no segundo trimestre de 2022 em relação aos três primeiros meses do ano, e alcança a marca de R$ 92,8 bilhões, aponta levantamento do Sebrae com base em dados do Banco Central (Bacen). No total, de janeiro a junho, houve um acréscimo de 0,62% quando comparado ao mesmo período de 2021.

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