Governo diz depender de empresa para instalar nova parada

LAJEADO

Governo diz depender de empresa para instalar nova parada

Usuários do transporte urbano e intermunicipal estão há mais de um ano sem local adequado após remoção de antiga estrutura. Transferência de ponto só será feita com novo abrigo pronto

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Setembro de 2022 às 08:16

Governo diz depender de empresa para instalar nova parada
Ponto foi deslocado há pouco mais de um ano, mas usuários sofrem com ausência de abrigo e bancos. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo municipal alinha com a empresa responsável os últimos detalhes para a construção da nova parada de ônibus da avenida Benjamin Constant, entre as ruas Pinheiro Machado e Saldanha Marinho. O novo abrigo substituirá a antiga estrutura demolida ano passado, que ficava em frente a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A parada será fornecida pela empresa Tomczak, de Frederico Westphalen, vencedora da licitação aberta em junho. O resultado do certame foi homologado no dia 16 de agosto. Ainda resta a assinatura do contrato e da ordem de início dos trabalhos.

A expectativa da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade é de finalizar os trâmites e iniciar a instalação do novo abrigo nas próximas semanas. “Estamos andando dentro do possível. O projeto já está com a empresa e esperamos um retorno dela no início da próxima semana”, salienta o secretário Giancarlo Bervian.

Desde julho do ano passado, usuários daquele ponto de ônibus convivem com a falta de estrutura adequada, sem cobertura ou bancos. Desde então, o Executivo passou a buscar outras alternativas. Porém, somente em junho deste ano bateu martelo pelo novo ponto, que fica ao lado da sede do A Hora.

Outros abrigos

A nova parada da Benjamin Constant deve seguir o mesmo padrão das estruturas instaladas em frente a Padaria Suíça e no Parque dos Dick, há dois anos. São as chamadas “superparadas”. A estrutura mede 45 metros quadrados e inclui seis luminárias de LED, além de esquadrias de ferro e fechamento com vidros.

Pelo contrato, outras três paradas serão executadas pela mesma empresa. O investimento é de R$ 804,1 mil. Bervian comenta que os locais já estão definidos, mas só serão apresentados após a finalização do projeto. “Buscamos algo que fique melhor ao usuário, acima de qualquer coisa”, frisa.

A prioridade, entretanto, é resolver o impasse na Benjamin Constant. A situação é acompanhada pelo Ministério Público desde abril. Na mais recente movimentação do processo, Bervian apresentou o projeto de implantação da parada e afirmou que o mesmo “está em fase final de detalhamento”.

“É muito abaixo da dignidade que se espera a um cidadão. Uma cidade moderna, inteligente e do futuro se mede por várias formas. Uma delas é a mobilidade urbana. Vou reoficiar o município, e saber em que pé está e qual o cronograma”, comenta o promotor responsável, Sérgio Diefenbach.

Mudança adiada

Em junho, após conformar o novo local a receber a parada de ônibus, o governo de Lajeado informou que faria a mudança do ponto em um domingo com clima propício. Porém, mudou de ideia e fará o deslocamento somente quando a estrutura for instalada. “Se pensou em fazer essa transferência, mas sem as condições necessárias, geraria um trabalho desnecessário”, pontua Bervian. Até lá, usuários continuarão no ponto atual.

Acompanhe
nossas
redes sociais