Falta de referência na área oncológica gera críticas na Câmara de Vereadores

ENCANTADO

Falta de referência na área oncológica gera críticas na Câmara de Vereadores

Comunidade relata demora no acesso ao tratamento. Reunião no início da semana teve a presença dos parlamentares, defensoria pública e Secretaria de Saúde para discutir o assunto

Por

Falta de referência na área oncológica gera críticas na Câmara de Vereadores
Reunião foi proposta pelos vereadores Joel Bottoni e Roberto Salton. Além dos parlamentares, estiveram presentes a defensora pública, secretária de Saúde, e o médico responsável pela auditoria no município. Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Reunião na sede da câmara de vereadores de Encantado teve como tema o processo de atendimento aos pacientes oncológicos do município. A demanda surgiu depois dos relatos da comunidade sobre a demora do acesso ao serviço.

A reunião foi proposta pelos vereadores Joel Bottoni e Roberto Salton. Além dos parlamentares, estiveram presentes a defensora pública, Isabel Rodrigues Wexel Maroni, a secretária de Saúde, Clarissa da Rosa Pretto Scatola e o médico responsável pela auditoria no município, Paulo Fuhr.

“Municípios pequenos como Encantado não possuem referência na área da oncologia, sendo o paciente encaminhado para outras cidades. Por isso é importante essa reunião, para entendermos o processo como um todo e repassar as informações corretas para a comunidade”, explica Bottoni.

A secretária Clarissa destaca que este é um problema recorrente e já foi pauta da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. “No momento em que colocamos o nome deste paciente no Sistema de Regulação, ele deixa de ser responsabilidade do município e passa a ser do estado. Desta forma, não conseguimos mais acompanhar o paciente”, observa.

Já o médico Fuhr enfatiza que há apenas duas cidades do estado referências na área, Lajeado e Canoas. A curto prazo, a possibilidade elencada durante a reunião foi a de dividir este desafio entre os municípios do G18, assim como envolver os vereadores e prefeitos para que junto ao estado, possam encontrar uma solução ao problema.

Acompanhe
nossas
redes sociais