CEAT e o fundamento do espírito empreendedor de Lajeado

Lajeado Empreendedora

CEAT e o fundamento do espírito empreendedor de Lajeado

Criada em 1892, um ano após a emancipação da cidade, o trabalho desenvolvido pelo Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT) já formou diversos líderes históricos da região

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Setembro de 2022 às 09:49

CEAT e o fundamento do espírito empreendedor de Lajeado
A estreita relação do CEAT com Lajeado passa pelo olhar prático sobre a formação das lideranças. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Instituição intrinsecamente ligada a Lajeado, o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT) foi fundado em 1892, um ano após a emancipação do município. A criação do colégio foi idealizada a partir da chegada dos imigrantes alemães evangélicos na cidade. Eles identificaram a necessidade de educar seus filhos e criaram uma escola primária comunitária, batizada originalmente como Escola Paroquial Evangélica. 

Segundo Rodrigo Ulrich, diretor do CEAT, essa estreita relação com Lajeado passa pelo olhar prático sobre a formação das lideranças. Tanto é que passaram pela instituição diversos alunos que se tornaram as principais lideranças da região. “Além disso, muitas pessoas de outras cidades da região vinham para cá para concluir os estudos. Depois, voltavam para suas localidades para darem conta das demandas daqueles lugares”, conta.

Durante os 130 anos da instituição, ainda que os alunos não tenham a vocação da liderança no sentido social, todos são formados a partir de princípios de liderança que podem ser aplicados em suas vidas. “Ter um ensino forte com base no conhecimento é um dos pilares que têm promovido aos estudantes a possibilidade de escolha e oportunidades. O aluno do CEAT cria seus sonhos e traça um plano para chegar lá”, explica Ulrich.

No ano de 1925, a instituição assumiu o nome de Colégio Lajeadense e se tornou o CEAT apenas em 1941, em homenagem ao intelectual brasileiro Alberto de Seixas Martins Torres (1856-1917). Conhecido por ser preocupado com questões sobre unidade nacional e organização social brasileira, a homenagem traduz o engajamento do colégio na construção de uma comunidade mais desenvolvida. A tradição no ensino de línguas estrangeiras é uma prova disso.

De acordo com Ulrich, ao longo da história do CEAT, ensinar uma língua estrangeira tem por objetivo criar pontes sociais, educacionais e profissionais de Lajeado para o mundo. À luz do que foi construído até agora, o Conselho Nacional de Educação (CNE) reconheceu o CEAT como uma das poucas instituições do Rio Grande do Sul a oferecer a segunda língua estrangeira para outras escolas. “Hoje, na prática, os alunos das redes municipais aqui da região recebem aulas de alemão ministradas por professores do CEAT”, conta.

O CEAT tem sedes nas cidades de Lajeado, desde 1892, e de Roca Sales, desde 2011, e integra a Rede Sinodal de Educação. Atualmente, a escola atende alunos do Berçário – a partir de quatro meses – ao Ensino Médio, além do Curso Técnico em Enfermagem. Uma prova do quanto o trabalho da instituição é um dos fundamentos do espírito empreendedor de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais