Apagar da Chama Crioula encerra 4ª Semana Farroupilha de Lajeado

TRADICIONALISMO

Apagar da Chama Crioula encerra 4ª Semana Farroupilha de Lajeado

Circulação de pessoas no acampamento é estimada em cerca de 20 mil, durante os oito dias de programação

Por

Atualizado terça-feira,
20 de Setembro de 2022 às 19:50

Apagar da Chama Crioula encerra 4ª Semana Farroupilha de Lajeado
Foto: Rodrigo Gallas
Lajeado

Está encerrada a 4ª Semana Farroupilha de Lajeado e o 3ª acampamento. A Chama Crioula foi apagada na noite deste 20 de setembro após oito dias de programação, de forma a oficializar o término. De acordo com o secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, não é possível precisar a quantidade de público no evento, pois não há controle de entrada. Porém, estima circulação de cerca de 20 mil pessoas.

LEIA MAIS: Desfile leva tradicionalistas às ruas de Lajeado

Avalia positiva a ampliação dos piquetes e que houve melhora na estrutura em relação ao ano passado, a exemplo dos banheiros. Para ele, o evento se consolida mais a cada edição. A integração das entidades tradicionalistas com a prefeitura estimula o crescimento do acampamento. “Foi uma linda festa da nossa cultura.” Uma nova geração de lajeadenses cresce em meio à tradição gaúcha. Crianças pilchadas entre os ranchos tornou-se ato de visualização comum nos dias do evento.

O secretário destaca não haver registro de incidentes envolvendo violência. “É um ambiente familiar”, define e continua: “vimos muita confraternização, grupos de amigos, empresas, escolas nas oficinas. Isso é cultura e educação. Por trás disso tudo, temos uma economia pujante que é beneficiada.” Reckziegel diz que as lojas de pilcha tiveram fila e abriram no domingo. “Venderam como nunca antes.” Destaca ainda como ação positiva o boi no rolete dentro do acampamento. “Teve repercussão estadual.”

Grande público prestigia Grupo Rodeio, antes do encerramento da programação (Foto: Rodrigo Gallas)

Entre as atrações deste último dia, destaque para o Desfile Farroupilha com saída do Parque Ney Santos Arruda; apresentação de chulas individuais dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa, da Invernada Farrapas & Tropilhanas, de danças de salão e show com o Grupo Rodeio, que lotou o acamamento. A Semana Farroupilha é promovida pela Secel e pela Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG).

Acompanhe
nossas
redes sociais