Município projeta aumentar índice de reciclagem para 22% até fim do ano

ESTRELA

Município projeta aumentar índice de reciclagem para 22% até fim do ano

Cerca de 4 toneladas de lixo seco são triados por dia no município, equivalente a 18% dos detritos coletados. Média nacional de resíduos reciclados é de 4%

Por

Município projeta aumentar índice de reciclagem para 22% até fim do ano
Crédito: Karine Pinheiro
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cerca de 20 toneladas de resíduos são encaminhadas diariamente à Usina de Tratamento de Lixo (UTL). Deste montante, cerca de 18% dos itens são reciclados após passar pela triagem. O Departamento de Meio Ambiente projeta elevar a média de reciclagem em 22% até o fim do ano com ações de conscientização da população.

Hoje, a média nacional de itens reaproveitados é de 4%. Mesmo com um índice elevado, falta conscientização da população acerca do assunto. A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, destaca que se a população fizer o descarte correto dos itens, mais de 6 mil toneladas podem ser recicladas.

A administradora da UTL, Elisabeth Giovanella, explica que para atingir esta meta, é necessário que a população faça a coleta seletiva nas residências. Ela relata que a forma como os resíduos chegam na usina, são obrigados a passar o detritos orgânicos na esteira. “Se os itens chegassem separados, teríamos uma média muito mais alta. Hoje, não fazemos a separação dos resíduos secos, catamos eles no meio do orgânico”, aponta.

Após o recolhimento dos sacos de lixos nas residências, os caminhões descartam os resíduos na UTL. Na usina, a separação dos detritos ocorre de forma manual. Cerca de 20 pessoas atuam no tratamento do lixo. A administradora destaca que, da maneira que os resíduos chegam misturados, reciclar de 3 a 4 toneladas diariamente é o máximo que dá para fazer.

Segundo Tanara, a resistência da população em seguir o calendário de recolhimento dos lixos também culmina com essa situação. A coleta tem dias específicos para lixos secos e orgânicos. A diretora ressalta que, por vezes, as pessoas separam os tipos de resíduos dentro das residências, embora coloquem tudo de uma vez só na lixeira.

Como forma de conscientizar a população, o departamento busca maneiras de distribuir materiais e vídeos educativos. Ela destaca que as ações públicas não são suficientes e que o assunto é uma responsabilidade da comunidade com o meio ambiente.

Ao caminho do lixo

O projeto itinerante “Ao Caminho do Lixo” foi lançado em 7 de setembro no Parque Princesa do Vale. O objetivo da ação é mostrar à população o caminho que os resíduos percorrem desde o momento em que são descartados em casa, até o instante em que são reciclados ou destinados ao aterro sanitário.

Como forma de conscientizar a comunidade, vídeos educativos e ações pontuais serão levados às escolas da rede municipal de ensino e às Unidades Básicas de Saúde. O propósito é explicar como a falta de separação dos lixos pode dificultar na recuperação dos resíduos no momento em que são triados na UTL.

O coordenador da Sala Verde, Cleberton Bianchini, destaca que a ação funciona em consonância com outras já apresentadas à comunidade, como pontos de coleta de óleo nas escolas e instalação de ecopontos. “Implantamos ações em que a população possa entender que a separação correta do lixo é responsabilidade de todos. Se cada um fizer sua parte, diminuímos os rejeitos encaminhados ao aterro e aumentamos o índice de itens reciclados”, explica.

Congresso regional

A diretora do departamento destaca que um congresso regional para abordar assuntos relacionados ao meio ambiente e coleta seletiva segue em fase de elaboração pelo Executivo. Segundo ela, é importante que empresas e entidades representativas também atuem na disseminação de informações e conscientização da comunidade acerca do assunto.

Acompanhe
nossas
redes sociais