Vanguarda: Motomecânica Volkswagen liderou setor automotivo em Lajeado

Lajeado Empreendedora

Vanguarda: Motomecânica Volkswagen liderou setor automotivo em Lajeado

Fundada em 1945, é uma das primeiras concessionárias da montadora alemã no Brasil e tudo começou em 1957, após Rogério Kappler insistir para que sócios entrassem na parceria

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Setembro de 2022 às 09:49

Vanguarda: Motomecânica Volkswagen liderou setor automotivo em Lajeado
Rogério Kappler foi o responsável por convencer os sócios da Motomecânica a representar a empresa alemã no estado, em 1957. (Foto: Eduardo Dorneles)

A Motomecânica Volkswagen é uma das mais importantes concessionárias de Lajeado e sua história começou há quase 78 anos, quando a cidade tinha pouco mais de 20 mil habitantes. Fundada como Mecânica Central, em 1945, pelos amigos e sócios Erny Stahlschmidt, Pascoal Ferrari e Assis Duarte Pereira, foi a partir de uma conversa de bar, 12 anos depois, que a empresa deu o salto que a consolidou no mercado regional.

Era uma noite quente de 1957, quando o jovem Rogério Kappler foi atrás do representante alemão da Volkswagen no Urso Branco para tentar convencê-lo a dar mais uma chance a seus empregadores na Motomecânica, que não haviam aceitado um convite. A oportunidade que Kappler viu com bons olhos e passou despercebida por seus chefes era única: representar a empresa alemã no estado.

O representante aceitou postergar sua passagem para Porto Alegre e os sócios aceitaram recebê-lo mais uma vez. A empresa já vendia veículos há alguns anos, após uma jornada bem-sucedida no mercado de peças e manutenção. Porém, esse foi o momento determinante para consolidar e expandir a marca.

Quando foi fechada a parceria com a Volkswagen e a empresa se tornou S.A., Kappler foi convidado para ser sócio depois de uma jornada como frentista iniciada em janeiro de 1955. Em 1958, quando a primeira kombi foi enviada para Lajeado, foi ele que guiou o veículo de São Paulo até o Vale do Taquari.

“Fomos os primeiros de Lajeado a trabalhar com automóveis mais populares. Nosso movimento fez com que, dadas as proporções, Lajeado se tornasse a capital das concessionárias”, avalia Kappler.

Em 1972, a empresa saiu do Centro e se mudou para o Florestal, na Rua Marcílio Dias. Na época, segundo o próprio Kappler, o local era “todo mato”, o que inspirou ironias de alguns concorrentes. Contudo, a localização privilegiada às margens da BR 386 e o trevo de fácil acesso colaboraram para a empresa crescer ainda mais. 

Hoje, liderada pelo filho de Rogério, Daniel, e os sócios Rogério Wink e Delmar Giongo, a Motomecânica Volkswagen reúne tudo que traduz o espírito empreendedor de Lajeado: a autonomia e a disposição individual em fazer acontecer.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

 

Acompanhe
nossas
redes sociais