Atapel completa 20 anos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Atapel completa 20 anos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Lajeado e Região (Atapel) era fundada vinte anos atrás, no dia 19 de setembro de 2002. A primeira reunião aconteceu no Salão da Paróquia São Cristóvão e reuniu quase cem aposentados.

A ideia era fundar uma associação para representar os interesses da classe junto aos órgãos governamentais, em especial, na previdência social.
O encontro foi coordenado por José Kuhn, Adelino Machry e Daniel Fontana. Além disso, a reunião teve a presença do então presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs), Iol Medeiros, e do vice-presidente, Léo Carlos Altmeyer.

A primeira diretoria eleita da Atapel teve como Presidente José Pedro Kuhn; Vice Presidente Canisio Machry; 1ª Secretária Margarida Maria Spezia; 2º secretário Wanderlei Rodrigues Soares; 1º tesoureiro Paulo Luiz Martins; e como 2º tesoureiro Celso Spielmann.

Hoje, a entidade tem mais de 1,2 mil associados, sob a presidência de Sílvia Maria Kuhn. A Atapel fará uma festa de aniversário em comemoração aos 20 anos na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro.

O primeiro “Ato Público” da Atapel, em 2005, em alusão aos 82 anos da Previdência Social no país. A manifestação seguiu pela Av. Alberto Pasqualini. Crédito: Arquivo Atapel


Enquanto isso…

Limpeza de Davi – Pela primeira vez desde 1873, a estátua de Davi, ícone da arte renascentista do século XVI, era limpa. Esculpida por Michelangelo, a estátua havia recebido a última limpeza no final do século XIX, quando foi transferida da Praça da Signoria, em Florença, para um museu na cidade. Em 2002, a limpeza e restauração da estátua levou sete meses, com um custo de mais de € 150 mil


Há 50 anos

Tênis no CTC

Cinquenta anos atrás, o Clube Tiro e Caça construía duas quadras de tênis na Sede Campestre da instituição. De acordo com a nota do Jornal O Informativo, os espaços recebiam os acabamentos finais, antes de serem inaugurados para os sócios. Naquela época, a Sede Campestre já era no local onde o Clube funciona hoje.

Na foto, Valmir Petter (diretor de Tênis), Nestor Fetter (vice-presidente de Esporte CTC) e Darci Corbellini (prefeito Lajeado). Crédito: Arquivo CTC

 

Arquivo CTC


Enquanto isso…

Olimpíada de Xadrez – Há exatos 50 anos, iniciava a 20ª Olimpíada de Xadrez, na Iugoslávia. Na época, a União Soviética era a favorita para vencer os jogos, mesmo depois que o país perdeu o Campeonato Mundial de 1972 para os Estados Unidos. A competição existe até hoje, ocorre a cada dois anos, e reúne enxadristas de todo o mundo.

Acompanhe
nossas
redes sociais