Às vésperas da primavera, ipês já colorem as ruas

Símbolo de Lajeado

Às vésperas da primavera, ipês já colorem as ruas

Árvore pode ser encontrada, em especial, na Avenida Alberto Muller e Rua Pinheiro Machado. A planta costuma dar flor entre o fim de agosto até setembro

Por

Atualizado sábado,
17 de Setembro de 2022 às 07:38

Às vésperas da primavera, ipês já colorem as ruas
Um dos locais da cidade em que os ipês são mais tradicionais é a Avenida Alberto Muller. CréditO: Filipe Faleiro
Lajeado

Quem passa pelas Avenidas Alberto Muller, Benjamin Constant, ou pela rua Tiradentes, pode conferir as árvores símbolo de Lajeado ganhando cor. É nesta época do ano que os Ipês Amarelos florescem, e chamam a atenção dos moradores e visitantes da cidade.

De acordo com a bióloga responsável pelo Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, a floração dessa planta é vista no final de agosto, até os últimos dias de setembro. “Normalmente ela começa a florir depois do Ipê Roxo. Dependendo do ano e das condições climáticas, pode se alongar um pouco mais”, destaca.

A partir da data de plantio, a árvore leva de dois a três anos para dar as primeiras flores e, em geral, possui porte médio, podendo atingir até cinco metros de altura. Outra curiosidade destacada por Edith é que a flor do Ipê Amarelo é comestível, considerada uma planta alimentícia não-convencional.

Árvores em aplicativo

Há um mês o município iniciou a catalogação das árvores de Lajeado. O primeiro bairro que recebe o serviço é o Centro. O projeto tem previsão de ser finalizado em três anos, e colocará informações como ponto geográfico, circunferência, tamanho da copa e estado das plantas em uma rede de dados, que poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

Símbolo da cidade

Uma alameda dos Ipês Amarelos também foi criada no Jardim Botânico, para homenagear a árvore, pouco depois dela ser escolhida como símbolo do município. Edith conta que a escolha foi por votação popular, em 2015, com entrega de formulários nas escolas e comunidade, assim como votação online. Também estavam concorrendo plantas como o Ipê Roxo, a Pata de Vaca, Jerivá, Paineira, Figueira de folha miúda, e a Corticeira da Serra. O Ipê Amarelo recebeu 2424 votos.

O que conta a história é que os ipês foram plantados em Lajeado em 1961, no governo do então prefeito Bruno Born. Naquele ano, um decreto foi criado e oficializou o Ipê Amarelo como símbolo nacional. O decreto foi do presidente Jânio Quadros, e a escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, além de ter um tom vibrante.

Por isso, o prefeito da época decidiu iniciar o plantio dos ipês do município. A primeira rua a receber as plantas foi a Tiradentes, que estava recém sendo criada. A partir daquela localização, outras árvores foram plantadas em diferentes bairros de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais