Árvores e percepções

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Árvores e percepções

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O corte desenfreado e grosseiro de árvores imponentes no centro de Lajeado virou pauta na câmara de vereadores e nos bastidores da prefeitura. A vereadora Ana da Apama (MDB) apresenta um projeto de lei para tentar regulamentar a poda e a supressão. No plenário, parlamentares da situação (Isidoro Fornari, do PP) e de oposição (Sérgio Kniphoff, do PT) se manifestaram na semana passada.

Nos ambientes da prefeitura, o assunto gerou desconforto e virou um jogo de empurra-empurra entre secretários para tentar justificar o fato ocorrido na Rua Bento Gonçalves, no trecho entre a Saldanha Marinho e Pinheiro Machado. É um sinal de que os agentes públicos ao menos perceberam as recentes grosserias.

Aliás, e ainda sobre o fato ocorrido na Rua Bento Gonçalves (cujo trecho recebeu nessa sexta-feira o plantio de Pitangueiras e Escova de Girafa), se o governo municipal se preocupar mais com as árvores, e menos com quem se esforça para defendê-las, talvez as críticas sejam menores no futuro. Claro, desde que a política de arborização no centro mude da água para o vinho a partir de hoje. Caso contrário…


Jogos Universitários da Medicina

A cidade de Lajeado será invadida por 1,8 mil estudantes de Medicina entre os dias 23 e 25 de setembro. Eles participam da terceira edição dos Jogos Universitários de Medicina do Rio Grande do Sul (Jumed/RS). No total, são 20 atléticas universitárias inscritas. Entre essas, representantes da PUC, Unisinos, Ufrgs, UFSM, Feevale, Unisc, UPF, Unijui, UCS, Ufpel, Ulbra, Unipampa, entre outras.

Boa parte dos alunos deve ficar hospedada no Share. Outros acampam em salas de aula da Univates, ficam em hotéis, casas de amigos, e etc. Será uma grande festa universitária. E a próxima edição deve ocorrer novamente em Lajeado.


Política e vandalismo

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Candidato a deputado estadual pelo PP, João Braun publicou um vídeo nas redes sociais para se queixar de um ato de vandalismo cometido contra o seu comitê eleitoral, instalado em Estrela. No caso, a imagem do presidente Jair Bolsonaro (disposta entre a foto de Braun e do candidato a governador, Luis Carlos Heinze) foi pichada com tinta preta. “Não é com ódio e com atitudes como esta que vamos mudar as coisas”, resumiu o postulante à assembleia.


Skatepark, slackline e beach tênis

O governo de Lajeado iniciou os investimentos em novas áreas de lazer nas proximidades da “Rua do Valão”. O Executivo estima finalizar até o início de 2023 a denominada “Praça do Skate”. O espaço fica na área entre as ruas Bento Rosa, Décio Martins Costa, Júlio May e Capitão Leopoldo Heineck, no centro da cidade. No local, serão construídas uma “pista skatepark circuito pumptrack”, e uma “pista skatepark bowl”. Ao lado, espaço para foodtrucks.

Paralelo a este empreendimento, o Executivo já iniciou a terraplenagem nos demais terrenos lindeiros à Decio Martins Costa (entre as ruas Bento Rosa e João Pessoa), onde planeja construir uma quadra de basquete, duas quadras de vôlei de areia, duas de beach tênis, além de espaços para um largo, um playground, e equipamentos para slackline, circuito de caminhada, playground e academia ao ar livre (imagem). Uma transformação e tanto!

 

 


TIRO CURTO

•A notícia de que muitos candidatos gaúchos do União Brasil podem renunciar em decorrência dos poucos recursos enviados pelo partido agitou os bastidores regionais. No Vale do Taquari são dois postulantes ligados à sigla: Enio Bacci, candidato a deputado federal, e Leonardo Stephan, candidato a deputado estadual. E ambos permanecem na corrida eleitoral.

• Um grupo de representantes do Ministério Público, Judiciário, OAB e câmara de vereadores de Lajeado compõe uma comitiva que vai buscar, junto ao TJ/RS, a elevação da Comarca à categoria de “entrância final”. A visita ocorre na quarta-feira. Hoje, a Comarca de Lajeado está classificada como “entrância intermediária”. Com a provável mudança, será possível, por exemplo, reaver a Vara de Execução Criminal, que hoje é regional.

• A comunidade de Encantado também está decepcionada com a falta de política pública para arborização na área central.

• A 7ª edição do Meetup Vibee Unimed ocorre no próximo dia 22, às 18h30min, na sede da aceleradora, no bairro São Cristóvão. O convidado é João Marinelli, co-founder e CEO na Origem by Darwin e Fudandor da Comunidade PPP.

–  O povo está de olho. Chama a atenção o fato do já inaugurado Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) passar mais tempo com a porta fechada.

Acompanhe
nossas
redes sociais