Tradição e civismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Tradição e civismo

Por

Atualizado sexta-feira,
16 de Setembro de 2022 às 11:13

As programações da Semana Farroupilha apresentam uma característica em comum. Os ambientes tradicionalistas, antes ocupados apenas pelos homens, estão mais plurais. É possível verificar a presença maior de mulheres e crianças incorporando as mais diversas facetas da cultura gaúcha. Pouco a pouco e tais eventos recuperam o prestígio esquecido pelo andar da carruagem. E, assim como verificamos no feriado do dia 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil, a impressão é que a sociedade acordou para a necessária reconstrução do civismo nacional e do tradicionalismo gaúcho. E isso é muito bom.

O desafio para os próximos anos é manter esta guinada cultural. Reconstruir o civismo nacional e o tradicionalismo gaúcho é tarefa árdua, mas por sorte já anda bastante avançada se compararmos com anos anteriores. Manter viva a história é a melhor forma de reconhecer uma nação ou estado, e faz com que as nossas próximas ações sejam cada vez mais assertivas. Entender as origens e compreender a evolução de um povo é tarefa diária de uma sociedade que almeja o bem estar comum. E a cultura e a arte são os canais perfeitos para realinhar este importante elo entre o nosso passado, o presente e o futuro.


E-Log contrata

O Diário Eletrônico de Estrela publicou dois novos contratos firmados pela Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log). O primeiro foi firmado com a empresa Bald Topografia Ltda, no valor de R$ 32,9 mil. O segundo é com a RGL Eletrificações, e servirá para custear serviços de limpeza da subestação. Ambos os acordos foram firmados por meio de dispensa de licitação.


Trilhos, pedaladas e sonhos

O passeio turístico do Trem dos Vales foi tratado por anos e anos com muita desconfiança por parte de agentes públicos e privados do Vale do Taquari. Poucos acreditavam no sucesso da valiosa empreitada. E muitos atuaram, por vezes, como detratores de quem ousou sonhar mais alto.

O mesmo vale para a ciclovia intermunicipal entre Estrela, Colinas e Imigrante, que por muito tempo navegou no imaginário dos sonhadores. Pois bem. Passada a escuridão alimentada pelos pessimistas de plantão, e ambos os empreendimentos estão praticamente consolidados na região. Aliás, cadê os ferrenhos críticos do Cristo Protetor, em Encantado?


Proteção dos animais

A imagem traduz um importante movimento da municipalidade de Estrela. Na sede da câmara de vereadores, agentes dos poderes Executivo e Legislativo prestigiam a posse do recém-criado Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, que será presidido por Fernanda Diehl. É um primeiro passo para consolidar uma política pública séria de suporte aos animais abandonados ou vítimas de maus tratos. Além do humanismo envolvido neste enredo, tal ação também tem como objetivo cuidar da saúde pública da população estrelense.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• As obras do Boulevard Encantado, previsto para ser construído entre o Cristo Protetor e a Lagoa da Garibaldi, devem iniciar no próximo dia 26. O investimento na estrutura será de R$ 50 milhões. No local, estão previstos o Hotel Laghetto, restaurantes, lojas comerciais e outros ambientes para atrair novos negócios e muitos visitantes.

• O governo de Estrela anuncia a suspensão do edital de licitação que trata do Registro de Preço para “locação de plataforma e equipamento de videomonitoramento”. O processo faz parte do projeto “Estrela uma cidade segura para se viver”.

• A primeira edição do evento “Tchê Inova” ocorre neste sábado, a partir das 10h30min, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. É uma iniciativa do Executivo municipal e da Câmara Técnica de Inovação do Prodel, com apoio da ACI-E e Sebrae. E a atração principal serão os diretores da Pedra Moura, empresa de Rolante especializada no comércio de carnes pela internet.

• Em Arroio do Meio, o PP está mais inclinado a apoiar o candidato a deputado estadual João Braun (PP). Mas tem muito correligionário apoiando a também candidata Gláucia Schumacher (PP), além de postulantes de fora do Vale do Taquari. Já o PT está fechado com Maneco, enquanto a maioria dos emedebistas apostam as fichas em Márcia Scherer (MDB).

• Em Lajeado, o vereador Carlos Ranzi (MDB) solicita a atualização do Portal da Transparência do poder público, no link referente à remuneração dos servidores. Segundo ele, não constam os dados de novembro de 2019 a julho de 2020. Curioso, não?

• Vereadores de oposição e situação ao governo de Lajeado lamentaram o corte de nove árvores que embelezaram por décadas uma quadra da Rua Bento Gonçalves, entre as ruas Saldanha Marinho e Pinheiro Machado. Aliás, a queixa uniu agentes públicos e privados de diferentes ideologias. Ou seja, só a administração municipal de Marcelo Caumo (PP) aprovou o grosseiro ato cometido contra a arborização da área central da cidade. E o pior: a grosseria não é uma novidade, e tende a se repetir muito em breve. É uma pena!

Acompanhe
nossas
redes sociais