Ponte de Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Ponte de Estrela

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vinte anos atrás, estava em reconstrução a principal ponte de acesso ao centro de Estrela, na Coronel Müssnich, sobre o Arroio Estrela. A ponte havia sido construída em 1968, mas devido às enchentes de 2001, a estrutura ficou prejudicada e teve de ser refeita.

A obra havia começado em janeiro de 2002 e a conclusão estava prevista para o fim de setembro. Nos meses de paralisação, o acesso ao centro era feito pela ponte baixa, um pouco mais adiante, no bairro Oriental.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Escolas de Teutônia

Há exatos vinte anos, no dia 16 de setembro, o secretário estadual de Obras Públicas e Saneamento, Edson Silva, estava em Teutônia para assinar a ordem de início de duas obras na cidade. As escolas estaduais Gomes Freire de Andrade e Reynaldo Affonso Augustin receberiam mais de R$ 200 mil em recursos do Orçamento Participativo de 2000.

Conforme o Jornal O Informativo, R$ 166 mil foram destinados à escola Gomes Freire, para a ampliação do educandário, com três novas salas de aula e um laboratório de ciências. Já a Reynaldo Affonso construiria uma quadra poliesportiva com os recursos. Na época, as obras beneficiariam mais de 2,7 mil alunos.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Precedentes da Guerra do Iraque – A Folha de São Paulo trazia como manchete o aumento da tensão entre os Estados Unidos e o Iraque. Conforme a matéria, o governo norte-americano tentava vincular o presidente iraquiano, Saddam Hussein, à líderes da Al-Qaeda, grupo responsável pelos ataques do 11 de setembro. Segundo o periódico, com esse pretexto, os Estados Unidos pretendiam justificar um possível ataque ao Iraque. De fato, em 2003, os EUA iniciaram a invasão ao país.


Há 50 anos

Fundação do Lajeado Xadrez Clube

O Campeonato de Xadrez de Lajeado chegava ao fim e o campeão de 1972 era Hélio Munhoz. O segundo lugar ficou com Rodolfo Schreiner.

Na mesma tarde, era fundado o Lajeado Xadrez Clube, no Colégio Alberto Torres. Para a primeira reunião, o Jornal Nova Geração noticiava que estavam convidadas “todas as pessoas que gostem de jogar xadrez “.

O NG também informava que poderiam comparecer interessados em aprender a jogar xadrez e, que, inclusive, o novo clube teria um departamento feminino.


Enquanto isso…

Campeonato da Amizade – Exatamente 50 anos atrás, Mirna Lizete Adams recebia uma homenagem do Santa Clara F.C, por ter conquistado para o clube o título de Rainha do 1º Campeonato Regional da Amizade.


Hoje é Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e Dia do Caminhoneiro

Santo do dia: São Cornélio

Acompanhe
nossas
redes sociais