Corpo de Bombeiros e município avaliam instalação de unidade

ARROIO DO MEIO

Corpo de Bombeiros e município avaliam instalação de unidade

Reunião entre a administração municipal e a corporação de Lajeado definiu as primeiras tratativas para implantar o serviço no município

Por

Atualizado sexta-feira,
16 de Setembro de 2022 às 10:41

Corpo de Bombeiros e município avaliam instalação de unidade
Líderes do governo debateram a importância do Corpo de Bombeiros em Arroio do Meio. Crédito: Daiane Kalsing
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município foi tema de uma reunião entre o prefeito Danilo José Bruxel e o novo comandante da corporação de Lajeado, capitão Thalys Stobbe nesta semana.

O encontro ocorreu no gabinete da prefeitura na presença dos demais secretários municipais. De acordo com Stobe, Arroio do Meio já possui junto ao batalhão de Lajeado o projeto de intenção para instalar o serviço civil e a uma unidade composta por voluntários sob a coordenação e supervisão dos bombeiros militares.

A intenção é que o município faça a cedência de uma estrutura adequada, um espaço físico para construção de uma sede própria, enquanto o Corpo de Bombeiros faça a cedência de uma viatura, treinamentos e ofereça os equipamentos necessários para a atividade. “O processo é um tanto demorado, em razão da burocracia, mas teve o passo inicial dado entre as partes”, afirma Stobbe.

A implantação de um Corpo de Bombeiros é uma demanda antiga em Arroio do Meio. Em junho de 2021 ocorreu a fundação da Associação de Bombeiros Voluntários de Arroio do Meio (Abvam) com o objetivo de tornar oficial os serviços no município. O ato inicial contou com constituição do estatuto e eleição da diretoria, que tem como presidente Cristian Perin.

Segundo ele, a implantação de uma unidade agiliza os atendimentos e a chegada nas ocorrências. Hoje o Corpo de Bombeiros de Lajeado são 12 municípios de abrangência. “O objetivo é implantar o serviço e auxiliar a comunidade nas dificuldades como cheias, buscas, resgates, salvamentos e no combate à incêndios”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais