A capital do jiu-jitsu infantil

Artes marciais

A capital do jiu-jitsu infantil

Competição em Arroio do Meio recebe mais de 100 crianças. Copa Gaúcha Kids terá caráter solidário e inclusivo. Evento ocorre neste sábado no ADE Sports Center

Por

Atualizado sexta-feira,
16 de Setembro de 2022 às 10:51

A capital do jiu-jitsu infantil
Eduardo Friedrich, o “Gigante” trabalha com crianças em Arroio do Meio - foto: Divulgação
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de se tornar a capital brasileira do jiu-jitsu kids, Arroio do Meio promove neste sábado, a Copa Gaúcha Kids. O evento ocorre no ADE Sports Center, no Bairro Aimoré, e reúne mais de cem atletas. O ingresso é um quilo de alimento não perecível ou R$ 10, que serão doados para entidades beneficentes.

Idealizador da competição, Eduardo Friedrich, o “Gigante”, ressalta que este será um evento teste. Serão 120 crianças e dez adultos que disputarão o título em várias categorias. Os atletas vêm de Candelária, Sinimbu, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e de algumas cidades da Região Metropolitana. A expectativa é de atrair no total cerca de 500 pessoas a Arroio do Meio.

Gigante destaca que o evento será inclusivo. A primeira luta será entre atletas autistas. Durante o dia ainda haverá um confronto casado entre um atleta faixa preta e um senhor de 63 anos, faixa roxa.

Outro destaque da etapa de Arroio do Meio será a pontualidade e o padrão utilizado nas competições da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu.

Apenas o início

O organizador ressalta que para 2023 a ideia é fazer quatro competições ao longo do ano. “O jiu vai crescer ainda mais por aqui. Quero tornar a cidade referência do esporte infantil no Brasil”, salienta.

Cita que hoje no Vale do Taquari mais de mil crianças praticam o esporte e os eventos na região facilitam o acesso das crianças e as mantém no esporte. Ressalta que por meio das crianças é possível transformar a sociedade. “No jiu-jitsu as crianças aprendem a ter disciplina e não vão aprontar nas escolas e nas ruas. Transformamos elas em cidadãos do bem”, diz.

Professor em uma academia em Arroio do Meio, Gigante tem um projeto em parceria com a administração municipal para levar o jiu-jitsu às escolas da cidade. Hoje, possui cerca de 100 alunos na academia. A expectativa é que até o fim de 2023, esse número possa dobrar.

Acompanhe
nossas
redes sociais