“Toda a minha vida tem relação com a música”

ABRE ASPAS

“Toda a minha vida tem relação com a música”

Natural de Estrela, Ivanir Eidelwein, 35, tem uma conexão com a música desde pequeno. Professor de piano e teclado, integra diversos grupos musicais pelo Vale. Nesta semana, retornou da Alemanha com a Orquestra de Teutônia, vencedora pela terceira vez do Festival Internacional de Grimma.

Por

“Toda a minha vida tem relação com a música”
Crédito: Arquivo Pessoal
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como começou a sua relação com a música?

Eu sempre tive muito estímulo da minha família, quase todo mundo toca algum instrumento. Quando era pequeno, o meu irmão mais velho servia de inspiração para mim, já que ele tocava saxofone e violão muito bem. Meu pai também tocava violão e acordeão e me estimulava na música. A minha mãe ia atrás de professores para mim. Sempre fui muito incentivado.

Quando você entendeu que queria trabalhar com isso?

Sempre brinco que, quando eu era pequeno, tinha três sonhos: queria ser piloto de avião ou caminhoneiro ou músico. Como eu não conhecia nenhum piloto e nem tinha muitas referências de caminhoneiros, esses sonhos foram ficando mais distantes, mas a música permaneceu. Inclusive, a família Eidelwein tem uma veia musical muito forte.

Os imigrantes que vieram da Alemanha já tinham relação com a música. É até engraçado contar, mas quando as freiras ainda ensinavam no Colégio Santo Antônio de Estrela, quando um Eidelwein chegava na turma, elas já perguntavam qual instrumento ele tocava, nem cogitavam que não tocasse algo.

Hoje você atua em quais áreas da música?

Dou aulas de música desde os 17 anos, e hoje trabalho na Companhia Aprendiz, onde ensino teclado e piano para crianças de 6 e 7 anos. Além disso, participo das Orquestras de Teutônia e de Bom Retiro do Sul, do Núcleo Cultural de Estrela, da Banda Municipal de Estrela e ainda do Grupo Vocal V8.

Você retornou nesta semana da viagem com a Orquestra de Teutônia para a Alemanha. Como foi essa experiência?

Eu já tinha ido à Alemanha a passeio uma vez, mas com a Orquestra foi a primeira vez e foi uma experiência incrível. Nós ficamos na casa de famílias alemãs e fomos tocando nas cidades. Fizemos seis apresentações, em quatro cidades. A última vez que a Orquestra tinha ido ao Festival Internacional de Grimma foi em 2000, então foi muito legal participar desse momento, ainda mais porque recebemos o primeiro lugar na categoria de Orquestras Estrangeiras. O Festival foi muito bacana, era aberto ao público e os vencedores ganharam por votação popular.

Qual a importância da música na sua vida?

Toda a minha vida tem relação com a música. Sou muito grato aos meus pais por terem me incentivado nisso. Só entendi as possibilidades da música porque eu tive estímulo, e hoje ela é a minha vida. Meu pai sempre dizia que eu deveria experimentar e, se eu não gostasse, eu poderia desistir, mas que deveria tentar. Acho que é isso que tento passar para os meus alunos; que você deve experimentar, quem sabe assim a música transforme a sua vida, como aconteceu comigo.

Acompanhe
nossas
redes sociais