Reforma do posto de saúde

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Reforma do posto de saúde

Por

O posto de saúde de Colinas inaugurava o novo espaço, após cinco meses de reforma. A unidade havia sido ampliada em 223m², com um investimento total de R$ 120 mil.

Conforme o Jornal O Informativo, naquela época, cerca de 500 pessoas eram atendidas todos os meses no posto. Além da reinauguração da unidade, Colinas também era a primeira cidade da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde a ter disponível o Cartão SUS para toda a população.

Crédito: Divulgação


Enquanto isso…

Trem-bala no Brasil – Há 20 anos, O Informativo noticiava um projeto de construção de um trem-bala interligando Torres a Porto Alegre e Porto Alegre ao Chuí. A proposta era avaliada por empresas espanholas, brasileiras e japonesas. Outra ideia era construiu um trem-bala entre São Paulo e Montevideo. A empresa interessada era a Nippon Sharyo, a mesma companhia que havia elaborado o Trensurb em Porto Alegre.


Hoje é  Dia Internacional da Democracia,  Dia Nacional do Musicoterapeuta e Dia do Cliente

Santo do dia: Nossa Senhora das Dores


Há 50 anos

Temporal causava prejuízos

Há 50 anos, um temporal assolava o Vale do Taquari, na época, ainda chamado de “Alto Taquari”. Na ocasião, Lajeado havia sido o município mais afetado. Tanto o Jornal O Informativo quanto o Nova Geração traziam notas sobre os prejuízos.

Conforme o NG, um dos silos da Olvebra fora parcialmente destelhado, molhando os estoques de soja no interior. Além disso, parte do escritório da companhia também havia sido danificado. A Coopave teve um dos seus telhados arrancados pelo vento, que voou mais de vinte metros do local.

A Souza Cruz e diversos aviários relataram prejuízos. As obras de construção da Univates também foram abaladas, uma parede havia caído com o vento. Além de empresas e instituições, vários moradores tiveram suas casas destelhadas e uma inclusive chegou a ser totalmente destruída pelo vento e pelo granizo.

Cinco anos antes, em 1967, Lajeado também havia sofrido com os estragos de um tufão, que destruiu toda a rede telefônica do município, na gestão do prefeito Dalton de Bem Stumpf.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Os livros mais vendidos

O Jornal O Informativo de 1972 trazia uma lista com os livros mais vendidos da semana em Lajeado: O Profeta, de Kahlil Gibran; Os Honrados Mafiosos, de Gay Talese; Os Sete Minutos, de Irving Wallace; Operação França, de Robin Moore; O verão do lobo vermelho, de Morris West; e O Garanhão, de Harold Robbins.


Enquanto isso…

Conservadorismo católico – O papa Paulo VI rejeitava o pedido de diversos cardeais e grupos feministas para que mulheres ocupassem funções dentro do ministério eclesiástico. Na época, várias mulheres já desempenhavam papéis dentro da Igreja, mas sem o reconhecimento oficial.

Cinquenta anos depois, em 2022, o papa Francisco atribuiu ministérios para as mulheres e formalizou as funções. Agora, mulheres podem catequizar, ler escrituras da Igreja e ajudar no altar com reconhecimento oficial.

Acompanhe
nossas
redes sociais