Operação transfere 13 líderes de facções criminosas no RS para presídios federais

POLÍCIA

Operação transfere 13 líderes de facções criminosas no RS para presídios federais

Comboio com os detentos chegou no início desta manhã ao Aeroporto Salgado Filho

Por

Operação transfere 13 líderes de facções criminosas no RS para presídios federais
Foto: Divulgação SSP-RS
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em ação integrada entre as forças de segurança estadual e federal, 13 detentos, que são suspeitos de liderar facções criminosas no Rio Grande do Sul foram transferidos e provocar onda de violência em Porto Alegre, foram transferidos na manhã desta quinta-feira, 15, para presídios federais. Com a participação de cerca de 300 agentes em 30 viaturas, a operação também contou com a atuação de 12 instituições estaduais e federais.

A ação começou na madrugada, por volta das 4h, quando os detentos, que estavam na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), passaram por uma revista e realizaram teste de Covid-19, sendo que todos negativaram.

Por volta das 6h, as viaturas da Divisão de Segurança e Escolta e do Grupo de Ações Especiais da Susepe, do Comando de Policiamento de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM, da PRF, da Polícia Civil e do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal partiram do complexo em Charqueadas para o Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre.

Em um comboio único, os 30 veículos percorreram o trajeto de 55 quilômetros até o Batalhão de Aviação da BM, ao lado do Salgado Filho, onde realizaram exames de corpo de delito pelo IGP para serem entregues aos agentes do Depen e embarcarem no avião da PF.  A operação vem sendo organizada pelas equipes da SJSPS e da SSP desde o início deste ano.

É a primeira operação que os agentes penitenciários utilizaram câmeras corporais, entregues pelo Governo do Estado à Susepe no final de agosto. Os equipamentos possibilitam o armazenamento de imagens e dados em servidores remotos, com transmissão de vídeo ao vivo para uma central de monitoramento e localização via GPS.

Acompanhe
nossas
redes sociais