Daer inicia estudos para melhorias em rua  no bairro Rui Barbosa

ARROIO DO MEIO

Daer inicia estudos para melhorias em rua no bairro Rui Barbosa

Moradores reivindicam adequações no trecho estadual para facilitar o estacionamento e trânsito em horários de pico

Por

Atualizado quinta-feira,
15 de Setembro de 2022 às 13:30

Daer inicia estudos para melhorias em rua  no bairro Rui Barbosa
Requerimento encaminhado ao Daer pede adequação de trecho de 450 metros em Rui Barbosa. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Moradores e empresários do bairro Rui Barbosa, em Arroio do Meio, cobram do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) o realinhamento da pista na VRS-811 num trecho de 450 metros entre o cruzamento do travessão João Antônio Rauber e a rua Olavo Bertholdo Trasel.

Nessa extensão de estão localizados o posto de combustível, clube esportivo, mercado, igreja, centro comunitários e a escola de Educação Infantil Pimpolho.

Vanderlei Majolo (PP), vereador e morador do bairro cobra dos responsáveis uma adequação no trecho. A maior divergência é com as metragens de acostamento. Em um dos sentidos (Centro-interior) O espaçamento é de um metro, enquanto do outro lado é superior a três metros.

A sugestão é que se faça uma nova pintura no local, com as metragens iguais em ambos os lados da pista ou a criação de um estacionamento oblíquo em frente a escola, mercado e centro comunitário para facilitar o trânsito dos veículos em horários de maior movimentação. “Muitos carros invadem a pista contrária. A sugestão é de alinhar as faixas e a sinalização, facilitar o estacionamento e organizar o trânsito”, pensa Majolo.

Outra reivindicação no bairro Rui Barbosa é a construção de um acostamento às margens da rodovia até o entroncamento com a ERS-130 no bairro Bela Vista e duplicação da ponte sobre o Arroio do Meio, no km 2. Um pedido foi oficializado ao Daer em junho de 2021 sob a justificativa de que a atual largura da ponte impede o cruzamento de caminhões de grande porte.

Estudos em andamento

Toda extensão da VRS-811 é administrada pelo Daer. O trecho da ERS-130 até Travesseiro possui 17 quilômetros, destes 6,7 quilômetros de chão batido.

Em nota, o daer afirma que estão sendo providenciados os levantamentos por meio de um Contrato de Apoio Técnico (CAT) que aponta as melhorias necessárias no segmento entre o entroncamento com a ERS-130 no bairro Bela Vista até a o distrito de Forqueta, numa extensão de 11,5 quilômetros.

Após a execução do estudo, será realizado o orçamento e o encaminhamento à direção da autarquia para inclusão dos serviços na programação de 2023, que incluem nova pintura, acostamento e adequações em pontes.

A nota reforça, ainda, que neste momento o Departamento atua em outro trecho entre Forqueta e Linha Cairú, interior de Travesseiro, com as obras de pavimentação. As atividades ocorrem em 5,5 quilômetros da rodovia com a preparação da base asfáltica, detonações no km 4,7 e construção de uma nova ponte próximo ao Esporte Clube Cairu. O aporte financeiro é de R$ 10,4 milhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais