Moradores e empresários do bairro Rui Barbosa, em Arroio do Meio, cobram do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) o realinhamento da pista na VRS-811 num trecho de 450 metros entre o cruzamento do travessão João Antônio Rauber e a rua Olavo Bertholdo Trasel.
Nessa extensão de estão localizados o posto de combustível, clube esportivo, mercado, igreja, centro comunitários e a escola de Educação Infantil Pimpolho.
Vanderlei Majolo (PP), vereador e morador do bairro cobra dos responsáveis uma adequação no trecho. A maior divergência é com as metragens de acostamento. Em um dos sentidos (Centro-interior) O espaçamento é de um metro, enquanto do outro lado é superior a três metros.
A sugestão é que se faça uma nova pintura no local, com as metragens iguais em ambos os lados da pista ou a criação de um estacionamento oblíquo em frente a escola, mercado e centro comunitário para facilitar o trânsito dos veículos em horários de maior movimentação. “Muitos carros invadem a pista contrária. A sugestão é de alinhar as faixas e a sinalização, facilitar o estacionamento e organizar o trânsito”, pensa Majolo.
Outra reivindicação no bairro Rui Barbosa é a construção de um acostamento às margens da rodovia até o entroncamento com a ERS-130 no bairro Bela Vista e duplicação da ponte sobre o Arroio do Meio, no km 2. Um pedido foi oficializado ao Daer em junho de 2021 sob a justificativa de que a atual largura da ponte impede o cruzamento de caminhões de grande porte.
Estudos em andamento
Toda extensão da VRS-811 é administrada pelo Daer. O trecho da ERS-130 até Travesseiro possui 17 quilômetros, destes 6,7 quilômetros de chão batido.
Em nota, o daer afirma que estão sendo providenciados os levantamentos por meio de um Contrato de Apoio Técnico (CAT) que aponta as melhorias necessárias no segmento entre o entroncamento com a ERS-130 no bairro Bela Vista até a o distrito de Forqueta, numa extensão de 11,5 quilômetros.
Após a execução do estudo, será realizado o orçamento e o encaminhamento à direção da autarquia para inclusão dos serviços na programação de 2023, que incluem nova pintura, acostamento e adequações em pontes.
A nota reforça, ainda, que neste momento o Departamento atua em outro trecho entre Forqueta e Linha Cairú, interior de Travesseiro, com as obras de pavimentação. As atividades ocorrem em 5,5 quilômetros da rodovia com a preparação da base asfáltica, detonações no km 4,7 e construção de uma nova ponte próximo ao Esporte Clube Cairu. O aporte financeiro é de R$ 10,4 milhões.