Estrela inicia celebrações da Semana Farroupilha

Tradicionalismo

Estrela inicia celebrações da Semana Farroupilha

Solenidade contou com apresentação da invernada do CTG Raça Gaudéria, bem como a presença de autoridades do governo municipal e do movimento tradicionalista

Por

Atualizado quinta-feira,
15 de Setembro de 2022 às 08:59

Estrela inicia celebrações da Semana Farroupilha
Show de Os Fagundes foi uma das atrações de ontem à noite. Crédito: Rodrigo Angeli/Divulgação
Estrela

O começo da Semana Farroupilha foi marcado por homenagens e chegada do fogo tradicionalista. Na noite de ontem, 14, a programação começou no Parque Princesa do Vale. A Chama Crioula chegou ao evento por volta das 20h e serviu como ponto de partida para as comemorações que irão culminar no feriado da Revolução Farroupilha, no próximo dia 20.

A solenidade contou com apresentação da invernada do CTG Raça Gaudéria, bem como a presença de autoridades do governo municipal e do movimento tradicionalista. O Hino Rio-grandense foi cantado por Clari Costa.

Para o secretário de Cultura de Estrela, Joel Mallmann, para além da economia, o desenvolvimento de um município passa pelo investimento cultural. “É por isso que fizemos este esforço, indo atrás de patrocínios e verbas. Além disso, temos a força dos nossos CTGs. Esperamos que algo desta estrutura possa ser usada o ano todo”, declarou.

Galpão Nico Fagundes

Nascido em Alegrete em 1934, Antônio Augusto Fagundes, o “Nico”, foi um dos maiores tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Comandou, por 30 anos, o programa Galpão Crioulo, da RBS TV. Além disso, revelou talentos da cultura tradicionalista gaúcha, como Waldomiro Souza, Horácio Paz, João Palma da Silva, Amandio Bicca, entre outros.

Falecido em 2015, sua família continua no movimento cultural com Os Fagundes. O grupo musical é composto pelo irmão Bagre e os sobrinhos Neto, Paulinho e Ernesto, que esteve no Memorial de Estrela ao final da tarde. Na ocasião, ocorreu a abertura de uma exposição que conta a história de Nico e suas ligações com Estrela.

Para Ernesto Fagundes, a força da tradição e da cultura gaúcha está na preservação da memória. “Quando chegamos a um município que está preocupado com isso, ele está pronto. Um lugar como Estrela valoriza o seu passado, vive o seu presente e projeta o futuro”, declarou.

Para o prefeito Elmar Schneider, é importante dar o nome de Nico Fagundes ao Espaço para Cultura Gaúcha, localizado no Parque Princesa do vale, devido a importância dele para o movimento tradicionalista.

A cerimônia de nomeação ocorreu após o show do grupo Os Fagundes no palco do acampamento farroupilha. “Essa homenagem cumpre o papel de reconhecer a relevância e a contribuição para o tradicionalismo gaúcho”, apontou o prefeito.

Outras atrações

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). A área de piquetes é organizada pelo CTG Estrela do Rio Grande, que promove jantar tradicionalista todas as noites.

Durante a Semana Farroupilha, o palco do acampamento terá ainda os shows de Amigos do Sul, Maragato Missioneiro, Renato Borghetti, Antônio Gringo, Grupo Bate Casco, Os Serranos, Joel Silva, Diego Rodrigues e Grupo, Clary Costa e Grupo Acordes, mais encerramento com Tchê Garotos na noite do dia 20.

Acompanhe
nossas
redes sociais