Chegada da chama e integração marcam abertura dos festejos

LAJEADO

Chegada da chama e integração marcam abertura dos festejos

Quarta edição do evento movimenta o Parque dos Dick até a próxima terça-feira. Ontem, fogo simbólico foi levado ao local por cavalarianos dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa

Por

Chegada da chama e integração marcam abertura dos festejos
Cavalarianos chegaram ao local por volta das 19h30min de ontem. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Com 24 galpões dispostos no Parque dos Dick, a quarta edição da Semana Farroupilha de Lajeado foi aberta oficialmente na noite de ontem. A chegada da Chama Crioula marcou a solenidade. Dezenas de cavalarianos se mobilizaram para levar o fogo simbólico até o local, vindos dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa.

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande de Muitas Terras”, a semana celebra a pluralidade do povo rio-grandense. A programação do evento segue até a próxima terça-feira e conta com uma variada lista de atrações, como shows musicais e apresentações artísticas e culturais por parte das entidades tradicionalistas.

Diferente de outros municípios da região, onde a Semana Farroupilha é mais tradicional, Lajeado sempre teve programações individuais das entidades tradicionalistas. Nos últimos anos, contudo, se buscou a integração para um evento único. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, lembra que o movimento iniciou em 2017.

“Nós sabemos que Encantado e Muçum tem as maiores programações. É uma tradição de décadas. Mas pensamos em trazer algo para Lajeado. Então fomos olhar o que acontece na região, ver como funciona nesses locais. Nós não queremos quantidade ou volume, e sim que a coisa funcione bem, em um ambiente seguro”, comenta.

Ampliação

O prefeito Marcelo Caumo destaca que, a cada ano, o Executivo procura ampliar a programação e torná-la mais regional. Além disso, busca também valorizar a comunidade, em um tradicional espaço de convívio e confraternização.

“A programação deste ano demonstra esse crescimento na comparação com o ano passado. Isso naturalmente traz mais pessoas para cá. O objetivo é fazer essa integração, tanto de quem vive a cultura gaúcha com as pessoas da comunidade. E o Parque dos Dick é um ponto de encontro importante”, salienta.

Evolução constante

O presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG), Alexandre Marchese comemora a integração das entidades para a Semana Farroupilha. Pontua que nunca houve “inimizades”, mas que cada uma procurava organizar o seu evento. “Conseguimos unir e agregar essa turma. Antes, uma concorria com a outra”, frisa.

Marchese ressalta que os festejos da Semana Farroupilha também evoluíram e, hoje, as atividades tradicionalistas envolvem principalmente as famílias. “Antes se tinha aquela fase até de brigas, pois vínhamos de uma revolução, de guerra, e havia aquela imagem do gaúcho ser destemido e valente. Agora, eu tenho o meu filho de dez anos que laça comigo. Antes, nem tinha estrutura para as famílias”.

Hoje

19h – Homenagem ao Patrono Antônio Nelson Jacques
20h – Show com César Oliveira & Rogério Melo

Amanhã

20h – Show com Ênio Medeiros

Sexta-feira,16

20h – Show com o Grupo Bate Casco

Acompanhe
nossas
redes sociais