Debates e agenda

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Debates e agenda

Por

Vale do Taquari

O Grupo A Hora segue a série de debates com os candidatos a deputado estadual e federal que possuem vínculo genuíno com o nosso Vale do Taquari. É um trabalho árduo para criar uma nova agenda junto ao eleitorado regional. Afinal, uma região com tamanha pujança e representatividade no setor econômico do Estado não pode passar mais quatro anos sem representantes nos parlamentos. Não podemos mais aceitar que nossos milhares de votos se percam entre dezenas de postulantes sem qualquer compromisso com nossa região.

Até o momento, Douglas Sandri (Novo), Maneco (PT), Leonardo Stephan (União Brasil), Pastor José Alves (Podemos), José Scorsatto (PDT), Gláucia Schumacher (PP), Rodrigo Conte (PSB), Bira (Podemos), Djalmo da Rosa (PSD) já participaram. Amanhã será a vez de João Braun (PP), Márcia Scherer (MDB), Jonatan Brönstrup (PSDB) e Gelci Mallmann (PTB). Todos em busca da assembleia gaúcha. Na sexta-feira, será a vez dos postulantes à câmara federal: Enio Bacci (União Brasil), Felipe Diehl (PL), Ricardo Wagner (PTB) e Reginaldo Morais (Republicanos).


Olívio de olho no Vale

Ex-governador e candidato a Senador pelo PT, Olívio Dutra realizou campanha no Vale do Taquari durante o domingo. Aliás, a nossa região anda bastante prestigiada pelos mais diversos candidatos a deputado, governador e senador. O “Galo Missioneiro”, como é conhecido o folclórico militante da esquerda, visitou Lajeado e Encantado.

Na primeira cidade, participou de almoço com correligionários na sede da Associação Atlética Municipal (foto), que contou com a presença do candidato a deputado estadual, Maneco (PT). Na região alta, o petista participou de evento no Sindicato da Alimentação. Em entrevista ao Grupo A Hora, falou da importância de fortalecer os modais viários do Vale.

Crédito: Divulgação


Mudança na direção do Tecnovates

O Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) vai passar por mudanças na coordenação administrativa. Cíntia Agostini deixa a função de diretora do parque e vai assumir nova função estratégica junto à Reitoria da Univates. E quem assume a coordenação do Tecnovates é Cristiani Reimers, a atual gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM) da universidade. As transformações já estão em andamento. Mais para frente, o Tecnovates também deve firmar uma parceria com a administração municipal. Em pauta, novas estruturas e melhorias no acesso ao espaço pela Rua Bento Rosa.


Kohlrausch e o futuro

Crédito: Divulgação

Prefeito licenciado de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB) segue bastante atuante na campanha de Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB), candidatos a governador e vice-governador, respectivamente. Nos vídeos institucionais da chapa, ele costuma aparecer com frequência ao lado dos postulantes ao Palácio Piratini, o que demonstra força de representação do gestor santa-clarense.

Aliás, e isso não é demérito para a pujante “Cidades das Flores”, Kohlrausch parece cada vez mais próximo de um “voo maior” na carreira política. Muitos apostam em uma secretaria estadual no futuro. Outros creem em uma futura cadeira no legislativo estadual. e tem até quem sonha com ele à frente da prefeitura de Lajeado.


Árvores, canos e protesto

O corte de nove árvores em um trecho da Rua Bento Gonçalves, no centro de Lajeado, foi alvo de protesto no fim de semana. Moradores daquela região da cidade foram até o ponto para jogar um produto vermelho (que representa sangue) ao lado dos tocos de madeira que ainda restavam no local. Com o mesmo produto, foram escritas palavras contra o prefeito Marcelo Caumo (PP).

No mesmo domingo, a administração municipal iniciou a troca da canalização subterrânea no mesmo trecho. E, conforme o próprio gestor municipal, a troca dos canos é um dos motivos para o fim das árvores que embelezaram por décadas aquela quadra. Se tal corte era o único caminho, ou a solução mais inteligente, cabe ao leitor avaliar.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Diante de todo o esforço de entidades, imprensa e outros setores da sociedade regional, é deprimente ver agentes políticos atuando de forma contundente na campanha para candidatos a deputado estadual e federal que não representam o Vale do Taquari. São vereadores, prefeitos e afins que definitivamente atestam um verdadeiro desdém para com a nossa região. O eleitor não pode deixar de observar tal desserviço. E precisa avaliar os motivos.

• De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e somente no segundo trimestre de 2022, as auditorias realizadas pelo órgão fiscalizador do Rio Grande do Sul geraram uma economia de R$ 92 milhões aos cofres públicos de prefeituras, câmaras, governo estadual e autarquias.

• A comissão organizadora da Expovale+Construmóbil 2022 acerta em cheio ao lançar a “Avenida do Turismo”. Não será a primeira vez que a principal feira do Vale do Taquari abre as portas para o setor turístico regional. Mas, e diante dos mais recentes movimentos na área, o evento não poderia deixar de fora esta temática em especial.

• Em Encantado, e por meio de um decreto assinado pelo prefeito Jonas Calvi (PTB), a sede do governo municipal foi transferida para o Parque João Batista Marchese durante a Semana Farroupilha. Outros tantos prefeitos devem trocar a fatiota pela bombacha nos próximos dias.

• A Univates vai inaugurar em outubro o novo prédio do Unianálise. A estrutura fica ao lado do Tecnovates. Com isso, a universidade pretende aproximar os espaços de pesquisas e análises da instituição.

Acompanhe
nossas
redes sociais