Mais projeto de Estado e menos interesse de partido

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Mais projeto de Estado e menos interesse de partido

Por

Apoiar um projeto é mais importante do que ser fiel a um partido político. Apoiar determinada candidatura só porque é do mesmo partido é contraproducente.

Chamo atenção ao fato para analisar o posicionamento do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), em abrir apoio ao candidato a governador Eduardo Leite (PSDB), mesmo que seu partido tenha em Luiz Carlos Heinze um concorrente ao mesmo cargo.

Caumo liderou, ao lado do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e do prefeito licenciado de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, a agenda de Leite em Lajeado nessa semana. Caumo justifica a decisão de apoiar o ex-governador no projeto a reeleição por acreditar na importância do modelo de gestão para o Estado continuar. “Mais uma troca é ruim para o RS. E tem mais, o PSDB está dentro do meu governo desde o início”, explica Caumo.

Ainda não consigo dimensionar o impacto dessa decisão dentro do PP lajeadense e regional, contudo, trata-se de um posicionamento aceitável para uma sociedade que clama mais por projetos de Estado e menos por interesses de partido.

Ao mesmo tempo, a decisão do chefe do Executivo lajeadense pode ser um aceno para eventual vôo maior para o Palácio Piratini. O Vale do Taquari está sendo visto com olhares mais estratégicos por todos os candidatos a governador, logo, secretarias podem ser ocupadas por políticos da região.

Impossibilitado de concorrer a uma nova reeleição, Caumo pode estar de olho numa composição de secretarias logo ali na frente, caso Leite vença a corrida. Agora, como fica a situação de Caumo dentro do PP, só o tempo nos responderá.

FOTO DA SEMANA: quem diria, Schneider, hoje sem partido, Paulo Kohlrausch, do MDB, e Marcelo Caumo, do PP, juntos para reeleger o tucano Eduardo Leite. O mundo político dá voltas. Crédito: Henrique Pedersini


Retrocesso de quase três décadas

No ano em que o Brasil venceu a Itália nos pênaltis e se consagrou tetracampeão do mundo, o país comemorava outra conquista mundial: junto com os países das Américas, o Brasil integrou a lista de primeiro país a conseguir eliminar a paralisia infantil.

Crédito: Reprodução/Conasems/Instagram

Agora, 28 anos depois, a omissão à vacina repõe sobre o Brasil o risco real de registrar casos de poliomielite. Trata-se de um retrocesso de quase três décadas. Uma involução que traduz toda a nossa ignorância e denuncia uma negligência fatal. Ainda dá tempo de vencermos este jogo.

Você que tem filhos em idade vacinal, dá uma olhada na carteirinha. Caso esteja em atraso, corra até o posto de saúde mais próximo e ajude a manter a paralisia infantil longe do território nacional.


Imove que move a economia

A Feira Imobiliária, de Construção Civil e Serviços de Arroio do Meio é mais uma prova do quanto este setor movimenta a economia e estimula o desenvolvimento regional.

A Imove 2022 abriu na quinta-feira e vai até domingo, com uma perspectiva de movimentar mais de R$ 5 milhões em negócios, sendo que são apenas 54 expositores. É uma média de R$ 100 mil por estande.

Só em Arroio do Meio são, hoje, 450 empresas ligadas ao setor da construção, imobiliária e serviços.
Novos loteamentos surgem o tempo todo, assim como pedidos para novas construções. Com detalhe, os novos loteamentos são rapidamente ocupados.

Prova disso, é que o número de lotes dificilmente passa de 5 mil, mesmo com os novos empreendimentos que surgem em todos os bairros. Trata-se de mais uma prova material do quanto a economia regional está aquecida e do quanto Arroio do Meio e demais cidades têm atraído novos moradores.

Evento ocorre no CTG Querência do Arroio do Meio e reúne o que há de melhor no setor da cidade. Qualidade e arrojo dos espaços impressionam visitantes. Crédito: Felipe Neitzke


Expovale e Construmóbil vêm com tudo

Já podemos assegurar, sem medo de errar, que a Expovale e a Construmóbil, programadas para novembro próximo, baterão todos os recordes. Todos os eventos, dos maiores aos menores portes registram públicos e movimentações financeiras acima do que projetam as organizações.

É um fenômeno impressionante. A Expointer superou todas as expectativas. Aqui da região, festivais, festas comunitárias, feiras e bailes apresentam resultados acima do esperado. Tudo isso é um prenúncio do tamanho e da qualidade que será a feira de 10 dias no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais