Civismo e política

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Civismo e política

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O aguardado feriado do dia 7 de setembro passou. E a população brasileira percebeu, de forma nítida, que as manifestações populares estavam muito mais ligadas a uma agenda política do que a celebração dos 200 anos de Independência. Sejamos diretos.

O feriado nacional virou campanha eleitoral para agentes que se intitulam os defensores da pátria. Trata-se de um movimento natural, dada a proximidade com o pleito nacional. Mas é preciso atenção para não confundir o sentimento de nacionalidade com o nacionalismo exacerbado.

Dito isso, nunca é demais reviver nossa consciência cívica, e a necessária percepção de que os símbolos nacionais, como a nossa bandeira verde e amarela, por exemplo, mais que um emblema digno de reverência, é uma essência do que nos distingue como nação.

E quanto mais o cidadão se aproxima de seus símbolos permanentes, respeitando-os como representação autêntica da pátria, menores serão as chances de eventuais aventureiros (ou políticos populistas) lançarem mão desses símbolos. E só assim vamos dissociar o civismo e a política partidária.


Olívio em Lajeado

Ex-governador do Rio Grande do Sul e candidato a senador, Olívio Dutra (PT) visita Lajeado neste domingo. A informação é do coordenador regional do Partido dos Trabalhadores, o suplente de vereador em Lajeado, Jones Fiegenbaum. O encontro será na Associação Atlética Municipal, na Rua Bento Rosa, entre 12h e 15h. O almoço é por adesão e custa R$ 30.


Alô, Pro_Move!

Crédito: Rodrigo Martini

O Pro_Move Lajeado surge como um movimento atento às tendências mundiais. Em poucos anos, os voluntários e representantes das quatro hélices (governo, academia, entidades e sociedade civil) já demonstraram grande capacidade de conexão e integração entre diversos setores sociais e econômicos.

Muitos avanços foram verificados neste período, mas ainda resta um leque de demandas e oportunidades. E um dos desafios é apresentar soluções mais inteligentes para a arborização do centro urbano.

Por ora, os agentes públicos não criaram nada de novo. Por ora, a motosserra ainda é uma inovação na principal cidade do Vale do Taquari, como bem mostra a foto do que restou de um trecho da Rua Bento Gonçalves.


Postal na Amvat

Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Alexandre Postal visitou a cidade de Arroio do Meio na tarde de ontem. Ele participou da assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), e orientou os prefeitos sobre as inovações implementadas pelo órgão.

Como exemplos, os sete robôs que identificam fraudes ou compras superfaturadas, e também a fiscalização de obras públicas por imagens de satélite.

Crédito: Henrique Pedersini


 


TIRO CURTO

•A volumosa carreata pró-Bolsonaro registrada na tarde de quarta-feira não fugiu à regra em Lajeado. Na principal cidade do Vale do Taquari, o atual presidente conquistou 61% do eleitorado no primeiro turno, e 71% no segundo (contra 28% de Fernando Haddad, do PT). Ou seja, é um município amplamente ligado à direita. E isso vai se concretizar nas urnas locais.

• O contribuinte do Vale do Taquari possui mais um dia de prazo para inscrever propostas à Consulta Popular 2022. Neste ano, a região tem a possibilidade de desenvolver dois projetos com um valor de R$ 1,5 milhão, oriundo do orçamento do governo estadual. para compartilhar o projeto, basta acessar o aplicativo COLAB e seguir o passo a passo.

• Mais de 30 escolas já confirmaram presença no Desfile Cívico de Lajeado, que ocorre neste sábado, a partir das 9h, com saída no Parque Professor Theobaldo Dick. Além dos alunos, também já está confirmada a presença do 9º Regimento de Cavalaria Blindada de São Gabriel, e a Banda do º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul.

• O artigo de quarta-feira, com o título “Caumo apoia Leite”, foi comentado Estado afora. Por óbvio, a mensagem não pegou bem junto ao Progressista, partido de Marcelo Caumo (PP), e também do Senador e candidato ao governo do RS, Luis Carlos Heinze, adversário de Eduardo Leite (PSDB) na corrida eleitoral. Pegou mal, eu sei. Mas é verdade.

• Parabéns a todos os candidatos do Vale do Taquari a deputado estadual que participaram (ou vão participar) dos debates eleitorais promovidos pelo Grupo A Hora. É um movimento inédito em toda a região, e, quiçá, no Estado. É a imprensa atuando em defesa do desenvolvimento regional. E eu espero de coração que o eleitor entenda essa mensagem e compre a ideia. Caso contrário, a região ficará mais quatro anos órfã de representatividade nos parlamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais