Caumo apoia Leite

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Caumo apoia Leite

Por

Marcelo Caumo (PP) acompanhou de perto o candidato ao governo Eduardo Leite (PSDB) durante a visita do tucano a Lajeado. O encontro ocorreu nessa terça-feira, 6. Além da reunião-almoço na Associação Comercial e Industrial (Acil), o jovem ex-governador visitou a sede do Grupo A Hora, e sempre ficou ao lado do prefeito anfitrião.

A movimentação deixou claro que o gestor lajeadense já escolheu para quem torcer na corrida pelo Palácio Piratini. Aliás, outros prefeitos e ex-prefeitos do PP (e de outros partidos) regional também estão muito alinhados com a chapa encabeçada pelo PSDB e o MDB. E a imagem deste artigo é uma prova disto.

Caumo confirma a boa relação com o atual governo estadual. Entre as razões para o provável apoio à candidatura de Leite, o prefeito de Lajeado enaltece as diversas parcerias firmadas nas áreas da saúde, segurança pública, infraestrutura rodoviária, inovação e tecnologia, educação, e também na área do turismo.

Mesmo sem declarar oficialmente o voto e o apoio ao candidato tucano, o chefe do Executivo lajeadense deixa claro que a alta cúpula do governo municipal possui um sentimento de muito reconhecimento ao trabalho do ex-governador. E com isso, claro, aos votos a Luis Carlos Heinze (PP) no Vale diminuem de forma considerável.

Crédito: Divulgação


Futuro do INSS

Com a incorporação do prédio do INSS pelo governo de Lajeado, o sistema de saúde local vai passar por modificações nos próximos meses. A intenção do Executivo lajeadense é repassar o imóvel (localizado na esquina da rua Saldanha Marinho com a Av. Benjamin Constant) para o Hospital Bruno Born. Em contrapartida, a instituição de saúde vai custear a construção de uma nova sede ao INSS, que será erguida na área da antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May, centro da cidade.

O HBB precisa finalizar os projetos complementares e concluir toda a obra em um prazo de até 24 meses. Mas a intenção da direção do hospital é antecipar a conclusão dos serviços. A próxima etapa será a demolição do atual prédio do INSS, e posterior construção de um novo espaço para o HBB. Para isso, porém, a casa de saúde vai precisar de um considerável orçamento. Ou seja, a etapa pode demorar um pouco mais. E, enquanto isso, o espaço será utilizado para outros fins.


E os secretários do Vale?

O repórter Henrique Pedersini foi cirúrgico na entrevista com o candidato ao governo Eduardo Leite (PSDB). Além das habituais questões sobre propostas e futuras concessões de pedágio, ele perguntou se o ex-governador cumpriria os quatro anos de mandato, em caso de vitória no pleito de outubro.

Leite desconversou e disse que só falaria sobre isso no futuro. Pedersini também questionou sobre a permanência (ou não) dos atuais secretários estaduais que possuem forte ligação com o Vale do Taquari. Novamente, o tucano não foi claro na resposta.


Edegar Pretto (PT) na associação comercial

Candidato do PT ao governo do Estado, Edegar Pretto participou de um encontro com representantes da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu na segunda-feira, foi coordenado pelo presidente da ACI, César Cechinato, e contou com a presença de integrantes da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), da Unisc, , da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), e da Ordem dos Advogados do Brasil. Ou seja, um banho (e um exemplo) de democracia.


TIRO CURTO

• O primeiro debate entre candidatos do Vale do Taquari a deputado estadual, realizado na terça-feira, foi um momento peculiar para a política regional. É um movimento inédito, e cujo propósito é reforçar a necessidade de garantirmos representantes nos parlamentos.

• Entre os quatro participantes do debate, a audiência certamente estava mais concentrada no confronto entre Douglas Sandri, do Partido Novo, e Maneco, do PT. E ambos foram, no limite do possível, cordiais entre si. Com algumas provocações, é claro. Sandri atacou as gestões estaduais do PT. E Maneco disse que Sandri parece ter um “fetiche” pelo PT.

• Os outros dois debatedores da primeira edição também se destacaram em alguns momentos. Leonardo Stephan (União Brasil) e Pastor José Alves (Podemos) concorrem pela primeira vez ao parlamento gaúcho, e demonstraram comprometimento com as pautas regionais.

• Secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler recebeu comitiva de vereadores na manhã dessa terça-feira. Na pauta, o projeto que concede desconto de IPTU para os clubes sociais.

• O governo de Lajeado oferece um curso de Redes Sociais para idosos. É gratuito e ocorrerá na Casa de Cultura, nas quartas-feiras, das 9h às 10h30min. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro, e as aulas iniciam no próximo dia 28. Inicialmente, serão duas turmas de até 10 alunos.

• A OAB/RS Subseção de Lajeado, em parceria com a Comissão da Jovem Advocacia, prepara o 1º Jantar Farroupilha. O evento ocorre no dia 14 de setembro, a partir das 20h30min, no CTG Tropilha Farrapa. O ingresso custa R$ 55, e pode ser adquirido na sede da OAB Lajeado, no centro de Lajeado, ou na sala da OAB no Fórum da cidade. Presidente estadual da OAB, Leonardo Lamachia também estará presente ao encontro.

Acompanhe
nossas
redes sociais