Um centro menos verde

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um centro menos verde

Por

O trecho mais bonito da Rua Bento Gonçalves, no centro de Lajeado, sofreu um duríssimo golpe neste fim de semana. As nove árvores que embelezaram por décadas a calçada entre as ruas Saldanha Marinho e Pinheiro Machado sumiram do nosso cotidiano.

Uma história de décadas se desfez em poucas horas, e agora elas não fazem mais parte do já caótico e cinzento centro comercial da principal cidade do Vale do Taquari. Os responsáveis sempre apresentam suas razões. Risco de queda de galhos sobre pedestres e veículos, problemas na estrutura das calçadas, árvores condenadas, entre outras.

Há justificativas para todos os gostos. Muitas são plausíveis, reforço. Outras tantas, não. Aqui, neste pequeno espaço que me cabe, só resta publicar o “antes e o depois”, com base em um artigo escrito neste mesmo espaço, em dezembro de 2020, e que já alertava para a cena final. A conclusão eu deixo com o leitor.

Créditos: Arquivo A Hora/Divulgação


Belas imagens!

Crédito: Divulgação

Mais de 200 aventureiros participaram da 10ª Caminhada Ecológica de Estrela, realizada nesse domingo, no interior da Linha São José.

Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), o evento superou as expectativas e angariou 205 quilos de alimentos, que serão repassados ao Lions para a posterior doação às famílias mais carentes.

E, além do belíssimo propósito, o roteiro garantiu raras imagens e atestou, mais uma vez, o potencial do nosso turismo de contemplação no Vale do Taquari.


Egos e campanhas

Tem ocorrido com certa frequência. E a tendência é aumentar. Além da “briga” entre Onyx Lorenzoni (PL) e Luis Carlos Heinze (PP) pelo apoio do presidente Jair Bolsonaro, outros tantos candidatos “brigam” pelo reconhecimento público dos agentes públicos mais famosos.

E isso costuma ocorrer muito durante as visitas oficiais de autoridades, por exemplo. Recentemente, aqui mesmo em Lajeado, a vinda do vice-presidente da República (e também candidato a Senador), Hamilton Mourão (Republicanos), gerou constrangimento entre dois postulantes à assembleia legislativa gaúcha, que disputavam o mérito pela midiática visita.


Leis e sustentabilidade

Os poderes públicos municipais possuem autonomia para criar regras e legislações próprias. Por vezes, porém, algumas leis criadas pelos prefeitos ou vereadores podem comprometer planejamentos mais amplos. Em Taquari, por exemplo, os agentes públicos criam mecanismos que praticamente inviabilizam a instalação de um aterro sanitário na área do município.

E todos sabem que aquela população local gera lixo todos os dias, como qualquer outra comunidade. Em Bagé, a Lei Orgânica de 2003 veta a privatização do serviço de água e esgoto. No segundo caso, porém, o Tribunal de Justiça julgou inconstitucional a norma, após a atual administração municipal ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).


Para aproximar eleitores e políticos

O Grupo A Hora inicia hoje uma série de cinco debates com os candidatos a deputado estadual e federal que residem e verdadeiramente se identificam com o nosso Vale do Taquari. Serão quatro encontros com 16 postulantes à assembleia legislativa, e um quinto evento com os cinco concorrentes a uma vaga na câmara dos deputados.

Tudo será documentado nas páginas do jornal impresso, e nas demais plataformas deste veículo de comunicação, como uma forma de aproximar eleitores e políticos. O compromisso é com a democracia e a pluralidade. E o propósito é tornar a nossa região uma referência no âmbito político, e garantir mais vozes que trabalhem e atuem em prol das nossas demandas. E vale a pena participar deste movimento.


TIRO CURTO

• Lula confirmou presença em ato público agendado para o dia 15 de setembro, às 17h, em Porto Alegre. E a coordenadoria regional do PT deve organizar uma caravana até a capital gaúcha. Já neste próximo domingo, o candidato a Senador pelo PT, Olívio Dutra, deve realizar agenda em Lajeado.

• Ex-governador e quase candidato a presidente, Eduardo Leite (PSDB) será o palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento ocorre hoje. Antes do encontro com empresários, o tucano participa do programa Frente e Verso, no estúdio da Rádio A Hora 102.9, que está aberto a todos os demais postulantes ao cargo de governador do RS.

• A administração municipal de Fazenda Vilanova projeta a construção de um espaço para trailers e motorhomes. A ideia é aproveitar a proximidade com a capital gaúcha, e tornar a cidade uma das portas de entrada para o turismo no Vale do Taquari.

• A proposta de um boulevard com restaurantes, pubs e afins dentro da estrutura do Porto de Estrela ganhou corpo nos últimos dias. E os agentes públicos e privados que trabalham na construção da ideia já projetam alguns investidores.

• O tema IPTU segue em pauta no plenário da câmara de Lajeado. Além do debate sobre o desconto (ou não) aos clubes sociais, o vereador Carlos Ranzi (MDB) lançou mais uma semente neste assunto. Ontem, ele protocolou projeto de lei que propõe a concessão de desconto de 4% sobre o valor do IPTU “quando houver sistema de aquecimento hidráulico solar ou sistema de energia fotovoltaica, não contemplando Geração distribuída”.

• Em Teutônia, o vereador Evandro Biondo (MDB) sugere a implementação de estacionamento rotativo no Centro Administrativo. Além disso, e agora em conjunto com o colega Marcio Vogel (MDB), ele também sugere a aquisição de uma área de 20 hectares, por parte do município, para a construção de um parque de eventos municipal.

Acompanhe
nossas
redes sociais