Especialistas alertam para riscos da baixa cobertura vacinal em crianças

NOSSOS FILHOS

Especialistas alertam para riscos da baixa cobertura vacinal em crianças

Índice apresenta queda em todo o país nos últimos anos e fica longe da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Desafio também é impedir avanço de “fake news” sobre as vacinas

Por

Especialistas alertam para riscos da baixa cobertura vacinal em crianças
Convidados destacaram necessidade de melhorar índices de vacinação contra doenças que já estavam fora de circulação. Crédito: Luísa Huber
Lajeado

Por muitas décadas, o Brasil foi considerado referência na cobertura vacinal do público infantil. Campanhas nacionais com adesões maciças da população, por exemplo, resultaram na erradicação de algumas doenças, como a poliomielite e o sarampo. Porém, nos últimos anos, os índices de imunização caíram significativamente e colocam o país em alerta.

Os motivos que levaram à queda nos níveis e os riscos que isso acarreta às crianças foram abordados em “Nossos Filhos”, programa multiplataforma do Grupo A Hora na última quinta-feira, 1º. O médico infectologista Guilherme Campos e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, foram os convidados.

O recomendável no país é que entre 90% e 95% das crianças estejam imunizadas na maior parte das doenças. Juliana lembra que o plano nacional de imunização foi estabelecido na década de 1970 no país e que as vacinas, há décadas, sempre se mostraram eficazes. “O grande medo que se tem, pela baixa cobertura, é que esses vírus voltem a circular”, salienta.

A servidora entende que um dos motivos que levou à baixa cobertura vacinal é que os pais não vivenciaram o auge destas doenças. “Eles não lembram de surtos com mortes de sarampo, não testemunharam a poliomielite, a difteria. Muitas dessas doenças foram eliminadas de circulação, mas ainda existem”.

Desinformação

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo, após registrar mais de 177 mil casos de 1990 a 2000. No entanto, ao não conseguir controlar um surto iniciado em 2018, por conta da baixa cobertura, o país perdeu este reconhecimento. Campos ressalta que boa parte dos casos foram importados do exterior, em viagens no período de férias escolares.

Campos comenta também que a desinformação e as “fake news” minaram a confiança da população nas vacinas. “É um período extremamente atípico. A vacina da HPV, por exemplo, previne da infecção e do próprio câncer de colo de útero. A gente tem uma nova arma contra algo que as pessoas tanto temem”, salienta.

Para Juliana, é necessário um trabalho permanente e contínuo para evitar a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas. “Precisamos qualificar as informações que buscamos, filtrar e verificar se essa fonte é confiável”.

Outros tempos

Em outros tempos, vacinas como a da gripe registravam procura maciça da população, a ponto das doses se esgotarem em poucos dias. Introduzida no calendário vacinal em 1999, também registra queda na cobertura nos últimos anos.

“Lembro que, em outros anos, a vacina chegava e, em uma semana não se tinha mais. As pessoas queriam colocar seus nomes na lista de espera. Hoje, sobram. No ano passado, utilizamos os estoques até dezembro, e este ano, será da mesma forma. A cobertura vacinal média contra a influenza está entre 50% e 60%, índice muitos baixos”, salienta Juliana.

Em virtude da pandemia, a procura em 2020 esteve acima da média dos últimos anos, em virtude que ainda não havia a vacina contra a covid-19 e também pouco se sabia sobre a doença. Porém, 2015 foi o último ano em que se atingiu uma cobertura satisfatória dentro do público infantil.

Quanto à covid, a cobertura vacinal entre crianças virou um tema polêmico, inclusive entre os médicos. Campos defende a imunização. “Começou porque as crianças não estavam morrendo e questionavam da necessidade de vaciná-las. Mas estamos falando de uma pandemia, de controle de uma doença. A criança transmite a doença. E sem o controle populacional, começamos a ficar em ondas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais