Debate

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Debate

Por

Crédito: Divulgação

No debate com os candidatos a governador do estado, promovido pelo Grupo A Hora, na última quinta-feira, ficou claro que muito precisa ser feito para o turismo regional decolar.

Turismo

Não basta ter o maior monumento do Cristo, é preciso ter estradas adequadas que levem até o local, por exemplo.

Qualificação

Também é preciso qualificar as pessoas que estarão na linha de frente e atenderão os turistas.

Atendimento

Vou contar uma experiência, no mínimo, decepcionante. Entrei em um comércio em busca do produto “A”. O atendente, acho que era o proprietário, me disse, que o serviço “A” só era disponibilizado para quem usasse o serviço “B”.

Como me interessava também o produto “B”, pedi ambos. E veio a resposta que não imaginaria ouvir: “Oferecemos o produto “B” só pra quem já é cliente. Como eu entrava pela primeira vez no local, portanto não era cliente, dei às costas e saí, decepcionada.

Atendimento II

Alguém pode imaginar um comércio rejeitar novos clientes? Me senti uma consumidora desprezível. Que impressão teria um turista se recebesse o atendimento que eu recebi.


No RS

Segundo informações da Fepam, o Rio Grande do Sul não tem lixões, só aterros sanitários. A diferença entre um e outro é que o segundo é crucial para o meio ambiente, porque, a grosso modo, deposita os resíduos de forma correta e trata o chorume.

No Brasil

Há poucos dias, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, esteve em Itacaré, na Bahia, na cerimônia de encerramento do Lixão de Itariri. Sim, temos mais de 3 mil lixões no país que, diuturnamente, poluem o ambiente. Além disso, há muitas famílias que catam recicláveis nesses ambientes insalubres e disputam restos de comida com urubus e outros animais.

Impacto

Criada para funcionar como um aterro sanitário, a área em Itacaré acabou se tornando um lixão devido à falta de gestão adequada. O local funcionou por cerca de 30 anos na cidade turística do litoral sul da Bahia, em meio à Mata Atlântica, chegando a receber cerca de 30 toneladas de lixo não tratado por dia. Um descaso – com o meio ambiente e com os catadores – que durou 30 anos!


Convite

Convido as escolas públicas e privadas a participarem do I Concurso Viver Cidades. São três categorias: estudantes do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e escolas. As inscrições de projetos estão abertas até 14 de outubro. A premiação equivale a R$ 25 mil. O regulamento está disponível no site grupoahora.net.br, aba Viver Cidades. Professores, incentivem seus alunos a pensarem sobre o meio ambiente.


Missão cumprida

As oficinas itinerantes do Seminário Viva o Taquari Antas Vivo contou com a participação de 781 estudantes. Na palestra “Importância da água na produção da energia”, exposição “Mostra Espelhos – como o rio Taquari nos vê” e peça teatral Faísca D’água, 957 alunos se inscreveram.

A participação na programação é recorde entre as 13 edições do evento. O esforço da Unidade Parceiros Voluntários e entidades parceiras para mobilizar escolas públicas e privadas valeu a pena. Missão cumprida!

Crédito: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais