O Vale na pauta dos candidatos a governador

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

O Vale na pauta dos candidatos a governador

Por

Atualizado sábado,
03 de Setembro de 2022 às 06:54

A semana foi marcada pelo debate com sete candidatos a governador do Estado em Lajeado. Um momento inédito para a região e que trouxe para os Vales do Taquari e do Rio Pardo, o protagonismo imprescindível dentro do pleito eleitoral.

O teatro da Univates atraiu mais de 500 pessoas, entre líderes de entidades, prefeitos, vereadores, empresários e sociedade civil. Uma grande festa democrática transmitida para os quatro cantos da região dos Vales por meio das rádios A Hora e Terra FM, e para o mundo por meio dos canais digitais.

Há tempos o Vale do Taquari reclama de pouca atenção das esferas de poder. O histórico recente sobre a questão das concessões das rodovias materializa a falta de articulação regional e culminou com uma briga interna entre prefeitos que precisa ficar no passado. Atrair os candidatos ao governo estadual para Lajeado e região era fundamental também por isso.

O Vale, com localização estratégica e uma das economias gaúchas mais fortes, precisa ser mais ativo e incisivo no processo eleitoral. Mais do que ouvir propostas e idéias sobre os respectivos planos de governo, o debate fez os postulantes ao Piratini assumirem compromissos com nossa região.

Os temas mais caros a todos nós estiveram na pauta das duas horas de debate: consolidação do projeto turístico, apoio ao agronegócio, mais diálogo e participação das entidades, concessões das rodovias, empreendedorismo, enxugamento da máquina pública, entre outros. Cada um dos sete candidatos mostrou conhecimento de causa e significa que “estudaram sobre a região”, como eles mesmo falaram após o encontro.

Caso o governador do Estado saia de um destes nomes que estiveram no debate, o Vale do Taquari terá no que se escorar para bater na porta do palácio a partir de janeiro de 2023.

E para materializar o conteúdo, o Jornal A Hora publica edição especial do caderno Documento, de 12 páginas, onde formaliza as propostas e promessas feitas pelos candidatos. Gerar este documento é imperioso para municiar nossos líderes regionais e auxiliar os eleitores do Vale na tomada de decisão.

A parceria do Grupo A Hora com a Folha do Mate, de Venâncio Aires, unindo os Vales do Taquari e do Rio Pardo num mesmo propósito, reafirma a força e o papel da imprensa profissional para a democracia e o desenvolvimento.

Ao mesmo, o debate mostra o potencial do interior gaúcho, que também precisa se mobilizar mais e melhor para atrair os olhares e atenções dos candidatos a governador durante a campanha eleitoral. O debate da quinta-feira é a prova material de que é possível fazer.

Acompanhe
nossas
redes sociais