Lajeado tenta destravar vacinação contra poliomielite

BAIXA COBERTURA

Lajeado tenta destravar vacinação contra poliomielite

Em 2020 e 2021, Lajeado não chegou aos 95% de vacinação estipulados como meta. Este ano, o problema deve se repetir. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou dia 8 de agosto e segue até 9 de setembro

Por

Atualizado sábado,
03 de Setembro de 2022 às 07:47

Lajeado tenta destravar vacinação contra poliomielite
Lajeado figura entre as três cidades do Vale que menos vacinaram até o momento . Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado

A vacinação contra a poliomielite está abaixo da metade da meta em Lajeado. Das 5 mil crianças que devem ser vacinadas até sexta-feira, 9, pouco mais de 2 mil receberam o imunizante. Neste sábado, 3, o Posto Central estará aberto para atualização da carteira vacinal.

Além da imunização, a iniciativa conta com testagens rápidas, exame citopatológico e atendimento odontológico previamente agendado. O horário de serviço é das 8h às 14h. A coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Juliana Demarchi, conta que todas as escolas estão mobilizadas para orientar os pais sobre horários de vacinação e informações sobre a poliomielite.

Além disso, também é feita a busca ativa por crianças não vacinadas, com a análise das cadernetas feita pelos agentes de saúde dentro das escolas. Assim, é possível fazer o contato direto com a família.

Dois anos sem bater a meta

Juliana lembra que o problema é antigo. Os índices começaram a baixar a partir de 2015 e nos dois últimos anos, Lajeado não cumpriu a meta. “Nós precisamos resgatar essa cultura de vacinação e prevenção, porque somente desta forma conseguimos manter essas doenças eliminadas”, reforça.

Para evitar a reintrodução do vírus, novos surtos e óbitos, os índices de vacinação devem se manter acima de 95%. As 10 unidades de saúde estão abertas todos os dias e dispõe não apenas a vacina contra pólio, mas todas as demais do calendário vacinal.

“Nós estamos abrindo a unidade central todo primeiro sábado do mês e, de forma agendada e pré-programada, as unidades de saúde também abrem durante os sábados”, explica. Conforme Juliana, o problema se repete em doenças como o sarampo, meningites e coqueluche.

Onde vacinar

Durante a semana, a imunização pode ser feita nas unidades do Campestre, Conventos, Montanha, Olarias, Conservas, Jardim do Cedro, Novo Tempo, São Cristóvão e Centro. Para a vacinação, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização do quadro vacinal. Todos os menores de 5 anos devem tomar a vacina.

Acompanhe
nossas
redes sociais