Inicia o mês Farroupilha

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

Inicia o mês Farroupilha

Por

Atualizado sábado,
03 de Setembro de 2022 às 12:47

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O mês mais festejado pelos gaúchos se inicia e é onde se dissemina o orgulho e amor à tradição gaúcha. A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é comemorada no dia 20 deste mês, e suas festividades estão dentro da Semana Farroupilha que ocorre anualmente de 13 a 20 de setembro.

Essas celebrações são uma homenagem a um dos episódios mais importantes da história gaúcha: a Revolução Farroupilha, também conhecida como a Guerra dos Farrapos, que iniciou em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de março de 1845.

Por 10 anos o Gaúcho peleou pelo direito e liberdade. Porque se diz Revolução Farroupilha e às vezes se fala guerra dos Farrapos, tu sabes? Na próxima coluna a resposta!

 


Helena de Azevedo Pereira

A jovem cruzeirense de apenas 10 anos conquistou o segundo lugar na primeira supercopa jovem na Expointer, modalidade esta que reúne os campeões dos últimos dois anos do freio jovem da Abccc. Helena se habilitou para a supercopa por ter sido a freio de ouro em 2021 na categoria Infantil A feminina, montando a égua Chinoca 655 Maufer, mesmo conjunto este que brilhou desta vez na supercopa em uma disputa acirrada com participantes de ambos os sexos nas categorias conforme a habilitação por suas premiações. Guilherme e Fran, pais de Helena são puro orgulho. O pai tem o DNA da lida com cavalos e tem o Centro de Doma Guilherme Pereira, em Cruzeiro do Sul. Aos queridos amigos, meu parabéns sincero.


Chasques:

  • Fim de semana tem a festa campeira do Piquete Parceria Campeira, em Venâncio Aires.
  • Os nossos cancioneiros estão de vento em popa após a pandemia. Meu amigo João Luiz Correa tem 37 shows atados para este mês, um deles é em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais